19.3 C
São Paulo
terça-feira, abril 20, 2021

O que caracteriza uma vida eclesial verdadeira, pergunta o Papa

Pregação, busca constante da comunhão fraterna, caridade, vida eucarística e oração: características essenciais da vida eclesiástica.

Pregação, busca constante da comunhão fraterna, caridade, vida eucarística e oração: características essenciais da vida eclesiástica.

 

Cidade do Vaticano (25/11/2020, 13:05, Gaudium Press)  Continuando com a série de catequeses sobre a oração, o Papa Francisco disse, durante a Audiência Geral desta quarta-feira, 25 de novembro, realizada na biblioteca do Palácio Apostólico Vaticano que “os primeiros passos da Igreja no mundo foram ritmados pela oração”.

Francisco recordou que, de acordo com as Sagradas Escrituras, os primeiros cristãos “participavam assiduamente do ensinamento dos apóstolos, da comunhão, do partir do pão e das orações”.

Pregação, busca constante da comunhão fraterna, caridade, vida eucarística e oração: características essenciais da vida eclesiástica.

Pregação, busca constante da comunhão fraterna, vida eucarística e oração: características da vida eclesial

Em sua catequese, o Pontífice explicou que são quatro as “características essenciais” da vida eclesial:
“a pregação, a busca constante da comunhão fraterna, ou seja, a caridade, partir o pão, isto é, vida eucarística, e a oração”.

Para Francisco, estas quatro características “nos lembram que a existência da Igreja tem significado, se permanecer firmemente unida a Cristo”.

Em seguida ele mostrou que “A pregação e a catequese testemunham as palavras e os gestos do Mestre; a busca constante da comunhão fraterna preserva de egoísmos e particularismos; o partir do pão realiza o sacramento da presença de Jesus entre nós: Ele nunca estará ausente, porque está na Eucaristia, Ele vive e caminha conosco; e finalmente a oração, que é o espaço de diálogo com o Pai, por meio de Cristo no Espírito Santo”.

Nesse sentido, o Papa advertiu que “na Igreja, nada do que cresce fora destas ‘coordenadas’ tem fundamento” e sugeriu que “qualquer situação deve ser avaliada à luz” destes quatro elementos: “a pregação, a busca constante da comunhão fraterna, ou seja, a caridade, partir o pão, isto é, vida eucarística, e a oração” porque “o que não entra nestas quatro coordenadas não tem eclesialidade, não é eclesial”.

“É Deus quem faz a Igreja, e não o clamor das obras. A Igreja não é um mercado. A Igreja não é um grupo de empresários que vão adiante com a empresa nova. A Igreja é obra do Espírito Santo que Jesus nos enviou para nos reunir. A Igreja é o trabalho do Espírito na comunidade cristã, na vida comunitária, na Eucaristia, na oração. Sempre! E tudo o que cresce fora dessas coordenadas não tem fundamento. É como uma casa construída sobre a areia”, disse o Papa, sublinhando que “é Deus quem faz a Igreja, e não o clamor das obras” porque “é a palavra de Jesus que enche de significado os nossos esforços. É na humildade que se constrói o futuro do mundo”.

Pregação, busca constante da comunhão fraterna, caridade, vida eucarística e oração: características essenciais da vida eclesiástica.

A Igreja pode transformar-se em uma bonita associação humanística ou um partido político, sem essas quatro coordenadas

Segundo Francisco, “Sem essas coordenadas, a Igreja se torna uma sociedade humana, um partido político, maioria, minoria, se fazem mudanças como se fosse uma empresa, por maioria e minoria, mas não há o Espírito Santo”, frisou o Papa, que advertiu que se faltar o Espírito Santo “seremos uma bonita associação humanista, de beneficência, até mesmo um ‘partido’ podemos dizer ‘eclesial’, mas não há Igreja” porque “a presença do Espírito Santo é garantida por estas quatro coordenadas”.

Encerrando, o Papa encoraja a imitação da vida da Igreja primitiva “com tempos de oração comunitária e pessoal”, porque o Espírito Santo é quem “dá força aos pregadores que se põem a caminho, e que por amor a Jesus sulcam os mares, enfrentam perigos e se submetem a humilhações…” e “dá força ao testemunho e à missão”. (JSG)

The post O que caracteriza uma vida eclesial verdadeira, pergunta o Papa appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quatro × 2 =

- Advertisement -

Ultimas Notícias