InícioNotícias da IgrejaO que caracteriza uma vida eclesial verdadeira, pergunta o Papa

O que caracteriza uma vida eclesial verdadeira, pergunta o Papa

Published on

Pregação, busca constante da comunhão fraterna, caridade, vida eucarística e oração: características essenciais da vida eclesiástica.

Pregação, busca constante da comunhão fraterna, caridade, vida eucarística e oração: características essenciais da vida eclesiástica.

 

Cidade do Vaticano (25/11/2020, 13:05, Gaudium Press)  Continuando com a série de catequeses sobre a oração, o Papa Francisco disse, durante a Audiência Geral desta quarta-feira, 25 de novembro, realizada na biblioteca do Palácio Apostólico Vaticano que “os primeiros passos da Igreja no mundo foram ritmados pela oração”.

Francisco recordou que, de acordo com as Sagradas Escrituras, os primeiros cristãos “participavam assiduamente do ensinamento dos apóstolos, da comunhão, do partir do pão e das orações”.

Pregação, busca constante da comunhão fraterna, caridade, vida eucarística e oração: características essenciais da vida eclesiástica.

Pregação, busca constante da comunhão fraterna, vida eucarística e oração: características da vida eclesial

Em sua catequese, o Pontífice explicou que são quatro as “características essenciais” da vida eclesial:
“a pregação, a busca constante da comunhão fraterna, ou seja, a caridade, partir o pão, isto é, vida eucarística, e a oração”.

Para Francisco, estas quatro características “nos lembram que a existência da Igreja tem significado, se permanecer firmemente unida a Cristo”.

Em seguida ele mostrou que “A pregação e a catequese testemunham as palavras e os gestos do Mestre; a busca constante da comunhão fraterna preserva de egoísmos e particularismos; o partir do pão realiza o sacramento da presença de Jesus entre nós: Ele nunca estará ausente, porque está na Eucaristia, Ele vive e caminha conosco; e finalmente a oração, que é o espaço de diálogo com o Pai, por meio de Cristo no Espírito Santo”.

Nesse sentido, o Papa advertiu que “na Igreja, nada do que cresce fora destas ‘coordenadas’ tem fundamento” e sugeriu que “qualquer situação deve ser avaliada à luz” destes quatro elementos: “a pregação, a busca constante da comunhão fraterna, ou seja, a caridade, partir o pão, isto é, vida eucarística, e a oração” porque “o que não entra nestas quatro coordenadas não tem eclesialidade, não é eclesial”.

“É Deus quem faz a Igreja, e não o clamor das obras. A Igreja não é um mercado. A Igreja não é um grupo de empresários que vão adiante com a empresa nova. A Igreja é obra do Espírito Santo que Jesus nos enviou para nos reunir. A Igreja é o trabalho do Espírito na comunidade cristã, na vida comunitária, na Eucaristia, na oração. Sempre! E tudo o que cresce fora dessas coordenadas não tem fundamento. É como uma casa construída sobre a areia”, disse o Papa, sublinhando que “é Deus quem faz a Igreja, e não o clamor das obras” porque “é a palavra de Jesus que enche de significado os nossos esforços. É na humildade que se constrói o futuro do mundo”.

Pregação, busca constante da comunhão fraterna, caridade, vida eucarística e oração: características essenciais da vida eclesiástica.

A Igreja pode transformar-se em uma bonita associação humanística ou um partido político, sem essas quatro coordenadas

Segundo Francisco, “Sem essas coordenadas, a Igreja se torna uma sociedade humana, um partido político, maioria, minoria, se fazem mudanças como se fosse uma empresa, por maioria e minoria, mas não há o Espírito Santo”, frisou o Papa, que advertiu que se faltar o Espírito Santo “seremos uma bonita associação humanista, de beneficência, até mesmo um ‘partido’ podemos dizer ‘eclesial’, mas não há Igreja” porque “a presença do Espírito Santo é garantida por estas quatro coordenadas”.

Encerrando, o Papa encoraja a imitação da vida da Igreja primitiva “com tempos de oração comunitária e pessoal”, porque o Espírito Santo é quem “dá força aos pregadores que se põem a caminho, e que por amor a Jesus sulcam os mares, enfrentam perigos e se submetem a humilhações…” e “dá força ao testemunho e à missão”. (JSG)

The post O que caracteriza uma vida eclesial verdadeira, pergunta o Papa appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Ilha de Chipre: Consagração Episcopal do brasileiro Dom Bruno Varriano

O Cardeal Pizzaballa definiu o evento como histórico. Dom Bruno se torna o primeiro...

São Patrício e o Skellig Michael

No século V, o grande São Patrício, cuja memória a Igreja celebra no dia...

Oração, jejum e misericórdia

No tempo da Quaresma, a Igreja nos propõe de modo especial a prática de...

Sínodo não tratará do celibato, mas do acesso das mulheres ao diaconato

Em uma carta enviada ao Cardeal Grech, secretário geral do Sínodo, Papa Francisco destaca...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...