InícioNotícias da IgrejaPapa Francisco: Marxistas e cristãos têm uma missão comum

Papa Francisco: Marxistas e cristãos têm uma missão comum

Published on

O Sumo Pontífice reuniu-se com representantes do projeto de diálogo Dialop Transversal.

O Papa Francisco manteve um encontro com representantes do projeto de diálogo Transversal Dialop, a quem convidou a construir um futuro melhor, deixando para trás um tempo de divisões, guerras e polarização, e a lutar juntos contra a corrupção e a ilegalidade.

Na quarta-feira passada, no Vaticano, na Sala Paulo VI, o Sumo Pontífice recebeu 15 representantes do referido projecto de diálogo entre socialistas/marxistas, comunistas e cristãos, destinado a formular uma ética social comum para a Europa.

Transmitiu-lhes que construir um futuro melhor é uma missão comum de cristãos e marxistas, num momento em que é urgente contrariar o que definiu como o triplo flagelo da corrupção, do abuso de poder e da anarquia.

Exortou-os a cultivar “o confronto e a escuta com o coração aberto, sem excluir ninguém, a nível político, social e religioso”, para permitir que cada pessoa participe nos processos de mudança e supere “abordagens rígidas que separam”.

Francisco pediu aos presentes que não esqueçam os pobres, os imigrantes, os desempregados, os sem-abrigo e “todos aqueles que a cultura do desperdício transforma em lixo”. Ele enfatizou a importância de sempre prestar atenção aos mais fracos. “A medida de uma civilização é vista pela forma como ela trata os mais vulneráveis”, disse ele.

Ele definiu que “uma política verdadeiramente a serviço do homem não pode ser ditada por mecanismos financeiros e de mercado”.

O papa afirmou que “a solidariedade, além de ser uma virtude moral, é uma exigência de justiça, que exige corrigir distorções e purificar as intenções dos sistemas injustos, também através de mudanças radicais de perspectiva na partilha de desafios e recursos entre os homens e entre os povos”. .

Ele pediu aos participantes do encontro que não parassem de sonhar. “Não voltem atrás, não desistam, não parem de sonhar com um mundo melhor”, disse-lhes.

Durante o encontro, o grupo Dialop apresentou ao Bispo de Roma os resultados do seu trabalho nos últimos dez anos, com a ajuda do Dicastério para a Cultura e a Educação.

Através de um comunicado, Dialop valorizou que para além dos limites religiosos e ideológicos, cristãos e marxistas “reconhecem hoje que estão unidos no compromisso com o fim dos conflitos armados no mundo e com a segurança dos direitos humanos mais básicos, para garantir o equilíbrio social e paz para a humanidade”.

 

Fonte: https://www.omnia.com.mx/noticia/302487/papa-francisco-los-marxistas-y-los-cristianos-tienen-una-mision-comun

Últimas Notícias

Incêndio consome uma das igrejas mais antigas do Chile

As autoridades locais iniciaram uma investigação para encontrar evidências da origem do fogo, que...

Como uma árvore abatida pela tempestade

Por mais que os males nos abatam, a Providência usará deles para nos tornar...

Espanha: ordenação de um sacerdote e seis diáconos

“O que é um sacerdote sem a Eucaristia? Não deixem que a fonte da...

Segunda-feira da 28ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) Se levardes em conta, Senhor, nossas faltas, quem haverá de...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...