InícioNotícias da IgrejaPapa Francisco: Marxistas e cristãos têm uma missão comum

Papa Francisco: Marxistas e cristãos têm uma missão comum

Published on

O Sumo Pontífice reuniu-se com representantes do projeto de diálogo Dialop Transversal.

O Papa Francisco manteve um encontro com representantes do projeto de diálogo Transversal Dialop, a quem convidou a construir um futuro melhor, deixando para trás um tempo de divisões, guerras e polarização, e a lutar juntos contra a corrupção e a ilegalidade.

Na quarta-feira passada, no Vaticano, na Sala Paulo VI, o Sumo Pontífice recebeu 15 representantes do referido projecto de diálogo entre socialistas/marxistas, comunistas e cristãos, destinado a formular uma ética social comum para a Europa.

Transmitiu-lhes que construir um futuro melhor é uma missão comum de cristãos e marxistas, num momento em que é urgente contrariar o que definiu como o triplo flagelo da corrupção, do abuso de poder e da anarquia.

Exortou-os a cultivar “o confronto e a escuta com o coração aberto, sem excluir ninguém, a nível político, social e religioso”, para permitir que cada pessoa participe nos processos de mudança e supere “abordagens rígidas que separam”.

Francisco pediu aos presentes que não esqueçam os pobres, os imigrantes, os desempregados, os sem-abrigo e “todos aqueles que a cultura do desperdício transforma em lixo”. Ele enfatizou a importância de sempre prestar atenção aos mais fracos. “A medida de uma civilização é vista pela forma como ela trata os mais vulneráveis”, disse ele.

Ele definiu que “uma política verdadeiramente a serviço do homem não pode ser ditada por mecanismos financeiros e de mercado”.

O papa afirmou que “a solidariedade, além de ser uma virtude moral, é uma exigência de justiça, que exige corrigir distorções e purificar as intenções dos sistemas injustos, também através de mudanças radicais de perspectiva na partilha de desafios e recursos entre os homens e entre os povos”. .

Ele pediu aos participantes do encontro que não parassem de sonhar. “Não voltem atrás, não desistam, não parem de sonhar com um mundo melhor”, disse-lhes.

Durante o encontro, o grupo Dialop apresentou ao Bispo de Roma os resultados do seu trabalho nos últimos dez anos, com a ajuda do Dicastério para a Cultura e a Educação.

Através de um comunicado, Dialop valorizou que para além dos limites religiosos e ideológicos, cristãos e marxistas “reconhecem hoje que estão unidos no compromisso com o fim dos conflitos armados no mundo e com a segurança dos direitos humanos mais básicos, para garantir o equilíbrio social e paz para a humanidade”.

 

Fonte: https://www.omnia.com.mx/noticia/302487/papa-francisco-los-marxistas-y-los-cristianos-tienen-una-mision-comun

Últimas Notícias

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Santa Ludovina

Na Holanda, Santa Ludovina, cuja memória é celebrada no dia 14 de abril, suportou...

Atentado de Anagni

O Rei Felipe, o Belo, neto de São Luís IX, promoveu contra o Papa...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...