InícioNotícias da IgrejaPapa pede que fiéis não se fechem aos outros

Papa pede que fiéis não se fechem aos outros

Published on

No Angelus de ontem, evocando o episódio do Evangelho, o Papa Francisco fez interessantes considerações sobre a relação humana.

Quando for forte a dúvida e o medo, quando parecer que afundamos, não devemos ter vergonha de gritar, como Pedro: “Senhor, salva-me! ”

Vaticano (segunda-feira 27/09/2021 04:00, Gaudium Press) – A Passagem bíblica que relata a atitude dos Apóstolos que impediram uma pessoa de se aproximar de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois ela não fazia parte do grupo, serviu de reflexão durante o Angelus do último domingo.

O Papa Francisco explicou que devemos vigiar nosso coração para não sucumbir e não escandalizar os outros. Assim sendo, Nosso Senhor repreende os discípulos que queriam “impedir uma boa obra simplesmente porque a pessoa não pertencia ao grupo deles”.

Eles “creem que são os únicos autorizados a trabalhar pelo Reino de Deus. Mas agindo assim, eles se sentem privilegiados e consideram os outros como estranhos, ao ponto de se tornarem hostis em relação aos demais”.

O Senhor faz maravilhas com os pequenos, com quem não pensa ser grande, Ele estende a sua misericórdia sobre aquele que confia Nele e eleva os humildes.Devemos superar a “mentalidade de ninho”

O Pontífice advertiu os cristãos sobre o perigo de uma atitude como essa de fechamento. Afinal, as pessoas que pensam diferente se mantêm à distância e isso não favorece a aberura mas sim o fechamento.

Francisco continuou sua exortação lamentando o fato de que muitas vezes, em lugar de uma comunidade simples e humilde, os fiéis se sentem privilegiados e, por isso, ficam distantes uns dos outros. Com essa atitude, muitos fiéis se consideram na possibilidade de “julgar e excluir”.

Ele pediu então a graça de superar o que chamou de “mentalidade de ninho”. Mentalidade que consiste a se manter com ‘ciúmes’ dentro de um grupo específico: “dentro de um pequeno grupo dos que se consideram bons: o padre com os fiéis, os agentes de pastoral entre si para que ninguém possa se infiltrar nos movimentos e associações nos seus carismas particulares”

O Papa continuou explicando que isso gera o fechamento, mas o Espírito Santo quer a abertura: “Ele deseja a abertura, comunidades que acolham, onde há espaço para todos” (FM)

Com informações VaticanNews.

The post Papa pede que fiéis não se fechem aos outros appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Aumenta o número de católicos que assistem à missa dominical no Reino Unido

Apesar deste número “não significar um retorno total aos níveis pré-Covid”, ele representa, contudo,...

Terça-feira da 4ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) Salvai-nos, Senhor nosso Deus, e do meio das nações nos...

São João de Brito – sacerdote e mártir

Filho do governador do Brasil, D. Salvador de Brito Pereira, e de sua esposa,...

Papa Francisco convida religiosos a serem portadores de luz

O Santo Padre presidiu a celebração das Primeiras Vésperas da Festa da Apresentação do...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...