Home / Notícias da Igreja / Peru: Bispos reagiram à “decisão ilegal” do presidente de dissolver o Congresso

Peru: Bispos reagiram à “decisão ilegal” do presidente de dissolver o Congresso

O episcopado pediu às “instituições protetoras da pátria que assumam plenamente suas funções constitucionais para proteger e salvaguardar a democracia”.

Redação (07/12/2022 17:30, Gaudium Press) Antes que se tornasse conhecida a prisão do presidente peruano, Pedro Castillo Terrones, e sua destituição pelo Congresso, o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Peruana já havia se pronunciado, convocando as “instituições guardiãs da pátria a assumir plenamente suas funções constitucionais de proteção e salvaguarda da democracia”.

O apelo do episcopado peruano foi feito antes “da decisão inconstitucional e ilegal de Pedro Castillo Terrones de ‘dissolver o Congresso da República e instaurar um governo de emergência excepcional”.

Os bispos do Peru pediram às diversas instituições envolvidas que garantam e restabeleçam “a ordem pública e constitucional, tornando efetivas as responsabilidades legais”.

Convidaram ainda, “neste momento difícil para o país”, “à unidade nacional, a manter a calma e a pôr fim a qualquer forma de violência”.

A mídia noticiou que o Congresso peruano empossará a vice-presidente Dina Boluarte como chefe de Estado provisório.

 

The post Peru: Bispos reagiram à “decisão ilegal” do presidente de dissolver o Congresso appeared first on Gaudium Press.