A Conferência Episcopal Portuguesa recordou d documento apresentado pelo Vaticano no qual são apresentadas orientações para a celebração da Semana Santa no contexto da pandemia.
Portugal – Lisboa (22/03/2021 15:19, Gaudium Press) O Secretariado Nacional de Liturgia de Portugal publicou esta semana indicações para a celebração da Semana Santa e Páscoa em tempo de pandemia.
Domingo de Ramos
Para o Domingo de Ramos é recomendado evitar a aglomeração de fiéis. Além disso, os ministros “ministros e fiéis podem ter nas mãos um ramo de oliveira ou a palma, mas não é permitida entrega ou troca de ramos”.
Durante a Missa de Domingo de Ramos, é permitido realizar uma entrada simples ou solene, na qual o sacerdote, concelebrantes, diáconos e ministros “dirigem-se para um lugar adequado, fora do presbitério, onde possam ser vistos ou, pelo menos, ouvidos”.
Semana Santa
Diferentemente do que ocorreu em 2020, as celebrações da Semana Santa e a Vigília Pascal deste ano, que ocorrerão entre os dias 28 de março e 4 de abril, contarão com a presença do público.
Desde o dia 15 de março de 2021 as celebrações públicas da Missa contam com a participação de fiéis, entretanto, a Conferência Episcopal Portuguesa ainda não liberou as procissões e outras manifestações populares.
Vigília Pascal
Por conta da pandemia, foram feitas algumas adaptações na celebração de alguns elementos da Vigília Pascal. Uma dessas mudanças diz respeito à luz do círio que é distribuída pela assembleia.
Foram dadas duas opções para esta cerimônia: “os fiéis não acendem as suas velas” ou, realizando-se o rito como previsto no Missal Romano, “a aproximação entre pessoas será apenas de alguns segundos e que todos os intervenientes terão devidamente colocada a proteção facial”.
Liturgia batismal
Tratando sobre a liturgia batismal, o Secretariado Nacional de Liturgia ressalta que a celebração litúrgica dos sacramentos, “depende apenas da autoridade eclesiástica e do discernimento pastoral”, pelo que podem celebrar-se Batismos na Vigília Pascal, “é até desejável que isso aconteça”.
A Conferência Episcopal Portuguesa recorda ainda o documento apresentado pelo Vaticano no dia 17 de fevereiro no qual são apresentadas orientações para a celebração da Semana Santa no contexto da pandemia. (EPC)
The post Publicadas indicações para a celebração da Semana Santa e Páscoa em Portugal appeared first on Gaudium Press.