InícioNotícias da Igreja“Que o espírito do mundo não entre em nossas comunidades religiosas”, alerta...

“Que o espírito do mundo não entre em nossas comunidades religiosas”, alerta Papa

Published on

Francisco presidiu uma Santa Missa na Basílica de São Pedro por ocasião da Festa da Apresentação do Senhor e do Dia Mundial da Vida Consagrada.

Que o espirito do mundo nao entre em nossas comunidades religiosas alerta Papa 1

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (02/02/2024 14:13, Gaudium Press) Por ocasião da Festa da Apresentação do Senhor e do Dia Mundial da Vida Consagrada, celebrados nesta sexta-feira, 02 de fevereiro, o Papa Francisco presidiu uma Santa Missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A data que recorda da vida religiosa foi instituída pelo Papa São João Paulo II no ano de 1997.

Que o espirito do mundo nao entre em nossas comunidades religiosas alerta Papa 2

Foto: Vatican Media.

Procissão de religiosos com velas acesas

A cerimônia contou com a presença de inúmeros religiosos e religiosas de diversas congregações e institutos religiosos, segurando velas que posteriormente seriam abençoadas. Esses homens e mulheres consagrados participaram de uma procissão inicial conduzida pelo Cardeal João Braz de Aviz, prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Essa procissão dos religiosos e religiosas caminhando em direção ao altar na Basílica de São Pedro, iluminada apenas por suas velas, é rica em simbolismos. A luz é um símbolo de Cristo, luz dos gentios e salvação para o mundo. O Dia Mundial da Vida Consagrada é uma ocasião de oração e ação de graças por esse chamado especial de Deus, de propagar a luz de Cristo através dos inúmeros carismas dos institutos religiosos.

Que o espirito do mundo nao entre em nossas comunidades religiosas alerta Papa 5

Foto: Vatican Media.

Simeão e Ana dois idosos que mantiveram seus corações jovens

Em sua homilia, o Papa Francisco destacou que Simeão e Ana são dois idosos que mantiveram seus corações jovens, apesar das dificuldades e decepções “eles não aposentaram a esperança”. E continuou dizendo que a expectativa de Deus é importante também para nós, para o nosso caminho de Fé.

“Todos os dias, nos visita o Senhor: nos fala, se revela de maneira inesperada e há de vir no fim da vida e dos tempos. Por isso, Ele mesmo nos exorta a permanecer despertos, a vigiar, a perseverar na expectativa. Ai de nós se cairmos no “sono do espírito e arquivarmos a esperança”, ressaltou.

Que o espirito do mundo nao entre em nossas comunidades religiosas alerta Papa 3

Foto: Vatican Media.

Negligência da vida interior e adaptação ao estilo do mundo

O Pontífice alertou que a capacidade de esperar é frequentemente prejudicada por dois obstáculos: a negligência da vida interior e a adaptação ao estilo do mundo que acaba tomando o lugar do Evangelho.

O primeiro ocorre “quando o cansaço prevalece sobre o encanto, quando o hábito ocupa o lugar do entusiasmo, quando perdemos a perseverança no caminho espiritual, quando as experiências negativas, os conflitos ou a demora no aparecimento dos frutos nos transformam em pessoas amargas e amarguradas”.

Já o segundo atende a demanda que caracteriza o mundo: “tudo e agora, o ativismo que nos domina, o consumismo e o entretenimento buscados a todo custo e o silêncio banido de nossos dias”. Sobre isso, Francisco adverte os religiosos para que estejam atentos “para que o espírito do mundo não entre em nossas comunidades religiosas, não entre na vida da Igreja e na caminhada de cada um de nós, caso contrário não produziremos frutos”. (EPC)

The post “Que o espírito do mundo não entre em nossas comunidades religiosas”, alerta Papa appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Médico argentino condenado por não realizar um aborto retorna à prática

Dr. Leandro Rodríguez agora pode exercer sua profissão de médico. Isso não se deve...

Israel: Basílica de Todas as Nações celebra seu centenário

O apelido de ‘Igreja de Todas as Nações’ surgiu pois ela foi construída com...

Fruta verde não agrada o paladar

O homem maduro é aquele capaz de, com sua inteligência, vontade e sensibilidade, produzir...

Dever de pastor e dever de ovelha

Ninguém escapa à regra. Sendo pastor ou ovelha, qual a nossa obrigação? Redação (21/04/2024 11:57,...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...