InícioNotícias da IgrejaReferência a Cristo é abolida de livros da Secretaria da Educação de...

Referência a Cristo é abolida de livros da Secretaria da Educação de São Paulo

Published on

A medida foi tomada pela entidade governamental do estado de São Paulo para não ofender os que não seguem nenhuma religião.

São Paulo (02/09/2020 12:00, Gaudium Press) Em uma ação arbitrária, ideológica e claramente anticristã, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo resolveu retirar a referência ao nome de Nosso Senhor Jesus Cristo na contagem do tempo histórico.

Medida foi tomada para não ofender os que não seguem a Fé Cristã

De acordo com a professora Luize Coutinho, esta medida foi tomada para não ofender os que não seguem nenhuma religião. “Cristo é uma referência religiosa e a gente sabe que nem todas as religiões têm Cristo como referência ou nem todas as pessoas têm religião”, afirmou a docente durante uma aula remota de História Antiga transmitida pelo Centro de Mídias e Educação de São Paulo, órgão da Secretaria Estadual de Educação do estado de São Paulo.

Criação das siglas ‘a.E.C.’ e ‘E.C.’

A explicação foi feita após um aluno ter perguntado para a professora de História, através do chat da aula virtual, sobre qual era o significado da sigla ‘a.E.C.’. Segundo a educadora, “essa é uma descrição da divisão da linha do tempo, de antes de Cristo e depois de Cristo. A gente fez uma mudança na denominação. Ela é utilizada em alguns escritos, algumas literaturas, mas a Secretaria de Educação, em seus materiais, decidiu que vai se utilizar essa sigla ‘a.E.C.’, que significa ‘antes da Era Comum’”.

Ainda segundo a professora Luize Coutinho, a ‘Era Comum’, corresponde ao período que sempre se designou como ‘Depois de Cristo’. “É a mesma divisão, porque a gente sabe que o nosso calendário é um calendário cristão, gregoriano, que determina que o ano 1 é o ano do nascimento de Cristo para frente”, esclareceu.

A escolha de um termo “um pouco mais neutro”

Ela acrescentou que se deu preferência para o termo ‘Era Comum’, porque “Cristo é uma referência religiosa e a gente sabe que nem todas as religiões têm Cristo como referência, e também sabe que nem todas as pessoas têm religião”. Em sua visão, esse é um termo “um pouco mais neutro”, mas que “fica a mesma coisa”, concluiu.

Justificativa errônea

Na justificativa apresentada se encontram dois erros graves. O primeiro é de que as siglas ‘a.C.’ e ‘d.C.’ são utilizadas apenas em alguns escritos, sendo que na verdade, são universais. O segundo erro é dizer que a referência a Nosso Senhor Jesus Cristo é apenas ‘religiosa’, sendo que na realidade Jesus Cristo é reconhecido como um importante personagem da história mundial e isso é evidenciado pelo fato do ano de seu nascimento ter sido escolhido como referência de uma mudança na história universal. A decisão da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo reflete uma opção mais ideológica do que um critério de rigor científico historiográfico. (EPC)

Últimas Notícias

Papa Francisco canonizará 18 novos Santos para a Igreja

O Pontífice aprovou a promulgação dos decretos apresentados pelo Dicastério para as Causas dos...

Venerável Francisco de Paula Tarín: Apóstolo incansável da Espanha profunda

Francisco de Paula Tarín foi um sacerdote austero e abnegado que despendeu todas as...

Santos Rufo e Zózimo – mártires

“Eu vos exorto a obedecerdes e a exercerdes a vossa paciência, aquela que tendes...

Três sacerdotes capuchinhos são agredidos em Gana

Os religiosos foram brutalmente atacados por uma multidão durante trinta minutos. Um dos Padres...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...