De acordo com a normativa, os prefeitos dos dicastérios do Vaticano (semelhantes a ministérios) devem apresentar sua renúncia ao completarem 75 anos.
Redação (30/04/2024 11:17, Gaudium Press) Circulam rumores de que o papa estaria preparando substituições de vários altos cargos da Cúria do Vaticano. De acordo com o regulamento, os prefeitos dos dicastérios do Vaticano (equivalentes a ministérios) devem apresentar sua renúncia aos 75 anos, podendo ou não ser aceita pelo papa, já que é permitido trabalhar até os 80 anos.
Atualmente, de um total de 18 prefeitos de dicastérios, há 4 com mais de 75 anos e 2 que atingirão essa idade nos próximos 12 meses. Este número aumenta se levarmos em conta os membros do Conselho de Cardeais – conhecido como C9 –, o governo civil da Cidade-Estado do Vaticano, a Ordem do Santo Sepulcro ou a Basílica de São Paulo Extramuros.
No conselho de cardeais, há dois purpurados que completarão 80 anos nos próximos meses. Um deles é o cardeal arcebispo de Boston, Dom Sean Patrick O’Malley, em 29 de junho, e o outro é o cardeal arcebispo de Mumbai, Dom Oswald Gracias, em 24 de dezembro.
Ademais, o cardeal espanhol Dom Fernando Vérgez também atingirá os 80 anos em breve, no próximo mês de março. Desde 2021, ele é o presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e do Governo da Cidade do Vaticano. Em seu reportagem sobre esse tema, o correspondente do jornal ABC espanhol em Roma, Javier Martínez-Brocal, menciona que “Francisco poderia optar por substituí-lo por uma mulher”.
O referido correspondente indica que “é provável que o cardeal brasileiro Braz de Aviz, que acaba de completar 77 anos, seja substituído nos próximos meses”. Entre os nomes “cogitados para ocupar o cargo está o cardeal espanhol Angel Fernández Artime, reitor-mor dos Salesianos”. O Papa havia dito ao salesiano que contava com ele para um cargo específico a partir de 31 de julho, e por isso os salesianos já se preparam para escolher o seu sucessor.
Embora já tenham mais de 75 anos, figuras como o Cardeal Michael Czerny (77), Prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, e o Cardeal Kevin Farrell (76), Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, não estariam entre os que serão substituídos; o primeiro, porque o papa o nomeou em 2022 “até que completes 80 anos”; e o segundo, porque seu mandato foi prorrogado até 2026.
Em dezembro, termina o mandato do Cardeal Fernando Filoni como Grão-Mestre da Ordem do Santo Sepulcro (78), mas poderá ser prorrogado devido à influência da Ordem no Oriente Médio, considerando a difícil situação nesta região.
A idade média dos dirigentes da Cúria Romana é de 69 anos e meio.
The post Rumores de mudanças em cargos importantes da Cúria do Vaticano appeared first on Gaudium Press.