Sacramento da Reconciliação: lugar ideal para experiência da Misericórdia, diz Papa

Must Read

Missionários Saletinos no Brasil realizam 27º Capítulo Provincial

Durante o encontro, os religiosos saletinos escolherão o novo Conselho Provincial para o triênio de 2021 a 2023. Paraná –...

Violência anticatólica no Chile: Bispos Argentinos da Patagônia se unem em oração

Unimos a Vós, queremos estar perto de Vós em profunda comunhão de oração, nestes momentos de tristeza e angústia. São...

Polônia comemorou 36º aniversário do martírio do beato Jerzy Popiełuszko

Em 19 de outubro de 1984, poucas horas após celebrar sua última missa, o Padre Popiełuszko foi sequestrado e...


Nosso mundo parece não deixar espaço para a misericórdia e somos chamados a ela deixando-nos tocar pelo poder da misericórdia de Deus.

Nosso mundo parece não deixar espaço para a misericórdia e somos chamados a isto deixando-nos tocar pelo poder da misericórdia de Deus.

Cidade do Vaticano (25/09/2020, 09:45, Gaudium Press) Nesta sexta-feira, 25 de setembro, o Papa Francisco recebeu em uma audiência na Sala Clementina, no Vaticano, os sócios do Clube São Pedro, uma associação cujo lema é “Oração, Ação, Sacrifício”, palavras que “representam os três princípios cardeais nos quais se baseia a vida do grupo”.

O Clube São Pedro tem a intenção de ser a expressão concreta da caridade do Papa que cuida dos pobres de Roma. Esta Associação, em todos os anos, coleta nas Igrejas da Cidade Eterna o Óbolo de São Pedro e o oferecem ao Papa para a realização das obras de misericórdia pontifícias.

Do lema “Oração, Ação, Sacrifício”, o Papa já comentou o termo “Oração” e hoje quis comentar palavra “Ação”

Nas palavras que Francisco dirigiu aos representantes do Clube São Pedro ele recordou que no encontro que teve com a mesma associação religiosa no ano passado ele havia feito uma reflexão ratando da primeira das palavras do lema do Clube: Oração.

No encontro de hoje o Pontífice procurou dirigir suas reflexões para outra palavra do lema: “Ação”:

A pandemia, com a exigência de distanciamento interpessoal, pediu-lhes para repensar as modalidades concretas das obras de caridade que vocês realizam em favor dos pobres de Roma.

Juntou-se às necessidades das pessoas que vocês costumam servir a exigência de responder às necessidades urgentes de tantas famílias, que se viram em dificuldades financeiras da noite para o dia.

De acordo com o pensamento de Francisco, esta é “uma situação extraordinária não se pode dar uma resposta usual, mas é necessária uma reação nova e diferente. Para isso, é preciso ter um coração que saiba “ver” as feridas da sociedade e mãos criativas na caridade operosa. Estes dois elementos são importantes para que uma ação caritativa possa ser sempre fecunda”.

É necessário saber ver as feridas humanas com o coração: viver a experiência da Misericórdia, dar o coração aos míseros

“Em primeiro lugar, é urgente identificar novas formas de pobreza na cidade”, disse o Papa. “Vocês bem sabem que existem muitas: pobreza material, pobreza humana e pobreza social. Cabe a nós vê-las com os olhos do coração”. É preciso saber olhar as feridas humanas com o coração para “levar a sério” a vida do outro. Portanto, este não é mais apenas um estranho que precisa de ajuda, mas, acima de tudo, um irmão que implora por amor”. “É a experiência da misericórdia: miseri-cor-dar, é dar o coração aos míseros.”

O lugar privilegiado para se fazer a experiência da Misericórdia é o Sacramento da Reconciliação

Francisco destacou que “O nosso mundo, como observou São João Paulo II há quarenta anos atrás, ‘parece não deixar espaço para a misericórdia’. Cada um de nós é chamado a inverter a rota”.

Segundo o Papa, inverter essa rota “é possível se nos deixarmos tocar em primeira pessoa pelo poder da misericórdia de Deus. O lugar privilegiado para fazer esta experiência é o Sacramento da Reconciliação.
Ao apresentar nossas misérias ao Senhor, somos envolvidos pela misericórdia do Pai. Esta é a misericórdia que somos chamados a viver e a doar”.

Misericórdia: “Não se cansem de pedir essa graça ao Espírito Santo na oração pessoal e comunitária”

Caminhando para o encerramento de suas palavras, Francisco encorajou os membros do Clube São Pedro “a prosseguir com compromisso e alegria em suas obras de caridade, sempre atentos e prontos a responder com ousadia às necessidades dos pobres”.

“Não se cansem de pedir essa graça ao Espírito Santo na oração pessoal e comunitária”, ressaltou Francisco.

Por fim, Francisco confiou a Maria, Salus Populi Romani, e à intercessão dos santos padroeiros de Roma Pedro e Paulo, todos os membros do Clube São Pedro, seus familiares e todas as pessoas a quem eles prestam assistência diariamente. (JSG)

The post Sacramento da Reconciliação: lugar ideal para experiência da Misericórdia, diz Papa appeared first on Gaudium Press.

Artigo anteriorSão Sérgio
Próximo artigoO convívio entre os santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezenove + 1 =

Latest News

Missionários Saletinos no Brasil realizam 27º Capítulo Provincial

Durante o encontro, os religiosos saletinos escolherão o novo Conselho Provincial para o triênio de 2021 a 2023. Paraná –...

Violência anticatólica no Chile: Bispos Argentinos da Patagônia se unem em oração

Unimos a Vós, queremos estar perto de Vós em profunda comunhão de oração, nestes momentos de tristeza e angústia. São Carlos de Bariloche – Argentina...

Polônia comemorou 36º aniversário do martírio do beato Jerzy Popiełuszko

Em 19 de outubro de 1984, poucas horas após celebrar sua última missa, o Padre Popiełuszko foi sequestrado e torturado até a morte, por...

Como podemos buscar viver um vida de santidade?

O propósito dessa pequena série de textos é ajudá-lo a identificar se você tem vivido uma vida mundana e, em caso positivo, mostrar que...

Dom Paulo Cezar Costa é nomeado o novo Arcebispo de Brasília

Anunciada a nomeação do novo arcebispo da arquidiocese de Brasília (DF), nesta quarta-feira, 21 de outubro. O Papa Francisco escolheu dom Paulo Cezar Costa,...

More Articles Like This