13.3 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022

São Pedro Crisólogo

30 de julho, a Igreja lembra a memória de São Pedro Crisólogo, que tinha este nome por ter se destacado principalmente pelo dom da pregação.

Redação (30/07/2022 10:01, Gaudium Press) São Pedro Crisólogo, que significa “palavra de ouro”, como São João Crisóstomo, “boca de ouro”, são cognomes com que a Igreja, até hoje, aclama a oratória desses grandes homens. Eram eles herdeiros ainda da antiga oratória grega e romana, mas, com a incisão ardentíssima do espírito católico, produziram obras de um voo de conteúdo e de linguagem que os tornaram imortais.

São Pedro Crisólogo nasceu em Ímola, não muito distante de Roma, no ano 380. Tornou-se o primeiro bispo ocidental a ocupar a diocese de Ravena, em 424, sendo consagrado pessoalmente pelo Papa Xisto III.

Pedro Crisólogo mostrou-se logo bom pastor, prudente e sem ambiguidades doutrinais. Humildes e poderosos escutava-os ele com igual condescendência e caridade. A imperatriz Gala Placídia o teve como conselheiro e amigo.

Foi considerado um dos maiores pregadores da história da Igreja, e escreveu, no total, cento e setenta e seis homilias de cunho popular, proporcionando incontáveis conversões. Também defendeu a autoridade do Papa, então Leão I, o Grande, sobre a questão monofisita, que pregava Cristo em uma só natureza.

São Pedro Crisólogo tinha este nome por ter se destacado principalmente pelo dom da pregação – Crisólogo significa ‘O homem da palavra de ouro’ (este cognome lhe foi dado a partir do séc IX).

Pedro Crisólogo morreu numa data incerta, mas ele é venerado pela Igreja no dia 30 de julho de 450, data mais provável do seu falecimento.

Frases de São Pedro Crisólogo

Homem, oferece a Deus a tua alma, oferece a oblação do jejum, para que seja uma oferenda pura, um sacrifício santo, uma vítima viva que ao mesmo tempo permanece em ti e é oferecida a Deus. Quem não dá isto a Deus não tem desculpa, porque todos podem se oferecer a si mesmos.

Cristo é o Reino que, como grão de mostarda plantado no jardim de um corpo virginal propagou-Se por todo o orbe na árvore da Cruz, e foi tão grande o sabor de Seu fruto que se consumiu com a Paixão, para que todo vivente o deguste e com ele se alimente.

Sem a graça de Deus e sua intervenção direta, ninguém teria forças para resistir à sanha do demônio, pois, como diz São Pedro Crisólogo, sua insaciável crueldade “não se conforma com que os homens se tornem indignos, mas faz com que sejam também promotores de vícios e mestres da delinquência”.

Oração

Ó São Pedro Crisólogo, que dominastes vossas paixões e vos agarrastes à fé em Jesus Cristo para conseguirdes perseverar nas virtudes que vos levaram à santidade, intercedei por nós para que também sejamos perseverantes e entusiasmados tal como o fostes, na exortação aos nossos irmãos que distantes se encontram da Verdade.

 

The post São Pedro Crisólogo appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias