InícioNotícias da IgrejaSob proteção e governo do Céu

Sob proteção e governo do Céu

Published on

Um dos modos de ter o coração puro é justamente ter sempre em mente o quanto o Céu está intimamente ligado à terra, pois alguém que vive assim em seu dia-a-dia mantém o coração longe do pecado, por saber estar sendo acompanhado pelos Anjos e Santos. Nunca estamos realmente sozinhos.

Redação (07/11/2021 11:11, Gaudium Press) Hoje comemoramos, no Brasil, a Solenidade de Todos os Santos.

Transcorreram cinco dias desde o 2 de novembro, quando trouxemos à memória as almas dos nossos irmãos e irmãs na fé que se encontram no purgatório, na “Igreja Padecente”. Na celebração de hoje, festejamos e recordamos não mais os que estão se purificando das penas temporais; veneramos, isto sim, os membros da “Igreja Triunfante”, manifestando toda a nossa admiração pelos inúmeros Santos e Santas que povoam a corte celeste.

Eles nos auxiliam a cumprir nossa missão

Vale a pena lembrar que esta solenidade contém em si uma outra finalidade além de engrandecer os méritos dos Bem-Aventurados: nos ajudar a compreender que a Igreja Triunfante está extremamente unida à Igreja que se encontra na face da terra, a Igreja Militante. Apesar de estar gozando eternamente dos gáudios celestiais, a multidão dos santos continua ainda, de certa forma, a lutar.

Ao contrário do que nos fazem crer as várias representações do Céu como um “mar de nuvens” sobre o qual os Bem-Aventurados passam a eternidade a tocar harpas e violinos, sabemos que os moradores do Paraíso estão sempre atentos ao que acontece na terra, nos auxiliando a agir conforme os preceitos da religião e de cumprir a nossa missão neste “vale de lágrimas”.[1]

Inúmeros são os fatos ao longo da História que sustentam tal verdade. Diversos homens e mulheres tiveram sua existência terrena pontuada por aparições dos Bem-Aventurados, como Tobias, por exemplo, que conversou com o Arcanjo Rafael sob a forma humana; e os exemplos se multiplicam: Santa Joana D’Arc, Santa Rita de Cássia, Santa Catarina de Siena… múltiplos fatos atestam o quanto nós estamos a todo momento sob a proteção e governo do Céu.

Bem-aventurados os puros de coração

Qual é a lição que podemos tirar disto?

No Evangelho de hoje, Jesus nos proporciona um “manual de santidade”: as Bem-aventuranças.

Detenhamos a atenção numa delas “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5, 8). Ora, um dos modos de ter o coração puro é justamente ter sempre em mente o quanto o Céu está intimamente ligado à terra, pois alguém que vive assim o seu dia-a-dia mantém o coração longe do pecado, por saber estar sendo acompanhado pelos Anjos e Santos: nunca estamos realmente sozinhos.

Mas como obter tal estado de espírito? É procurando e buscando a face do Senhor que adquirimos mãos puras e inocente coração (Cf. Sl 23). Portanto, lembrando de Deus nos vários momentos do dia, e até nas coisas mais práticas.

Se vivemos uma vida de ateísmo prático, isto é, nos lembrando de Deus só na Igreja aos domingos – e olhe lá –, e vivendo nossos dias como se Ele não existisse, estamos agindo rotundamente contra esta visão espiritual, e verdadeira, da vida.

Peçamos, pois, à Rainha de todos os santos que nos conceda a graça de viver sempre assim, a fim de que possamos ser realmente chamados de filhos de Deus (Cf. 1 Jo 3, 1-3).

Por Jerome Sequeira Vaz


[1] Cf. SÃO TOMÁS DE AQUINO. S.Th. I q.103, a.1 e a.6

The post Sob proteção e governo do Céu appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Santuário de Nossa Senhora do Rocio recebe imagem peregrina do Divino Pai Eterno

The post Santuário de Nossa Senhora do Rocio recebe imagem peregrina do Divino Pai...

China: ordenado Bispo da nova diocese de Lüliang

A nomeação e ordenação do novo Bispo foram precedidas por duas disposições pontifícias relativas...

São Vicente – diácono e mártir (memória facultativa)

O diácono espanhol, são Vicente, é o mártir mais célebre da península ibérica. Um...

Em 21 de janeiro de 1794, a Revolução Francesa assassinou 14 sacerdotes

 O seu crime: serem sacerdotes e terem recusado prestar juramento à Constituição Civil do...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...