InícioNotícias da IgrejaSudão: Vocações sacerdotais aumentam em meio à guerra civil

Sudão: Vocações sacerdotais aumentam em meio à guerra civil

Published on

“Atualmente, temos mais de 70 jovens em nossas casas de formação, e ordenarei seis novos jovens sacerdotes este ano”, informou o bispo diocese católica de El-Obeid.

8 14

Redação (22/01/2025 18:54, Gaudium Press) Há um notável crescimento das vocações sacerdotais no Sudão, África, afirmou o bispo da diocese católica de El-Obeid, dando testemunho da obra de Deus em um país que está passando por uma horrível guerra civil, forçando milhões de pessoas a fugir.

Em um relatório da organização internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o bispo Dom Yunan Tombe Trillle Kuku Andali descreve os acontecimentos desde o início da guerra civil, em abril de 2023.

De acordo com Dom Tombe, a Igreja Católica neste país de maioria muçulmana continua a mostrar Jesus Cristo presente em meio ao sofrimento e à brutalidade da guerra. Ele diz que atualmente “há mais trabalhadores sendo preparados para servir na vinha”.

“Atualmente, temos mais de 70 jovens em nossas casas de formação, e ordenarei seis novos jovens sacerdotes este ano”, informou Dom Tombe à AIS.

“As vocações estão crescendo! Deus está agindo”, acrescentou o Bispo, que recentemente compartilhou sua experiência angustiante nas mãos do  grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF).

Desde 15 de abril de 2023, o RSF está em conflito armado com as Forças Armadas Sudanesas (SAF), lideradas pelo presidente Abdel Fattah al-Burhan.

Os dois lados depuseram conjuntamente o regime de transição, estabelecido após a queda do ditador Omar al-Bashir em 2019. Uma vez alcançado esse objetivo, o exército sudanês e as RSF entraram em confronto pelo controle da riqueza do país, especialmente ouro e petróleo.

O Departamento do Tesouro dos EUA congelou os bens do presidente al-Burhan, acusando seu exército de atacar civis e usar bloqueios de alimentos. Essas sanções visam pressionar a liderança sudanesa a acabar com as hostilidades e permitir que a ajuda humanitária seja entregue às populações afetadas.

Dom Tombe relatou sua experiência no dia em que a guerra começou. Ele explicou que, após o primeiro bombardeio, entrou na Catedral de Nossa Senhora Rainha da África de sua sé episcopal e rezou diante do Santíssimo Sacramento antes de receber “visitantes inesperados”.

Ele ressaltou que a catedral, localizada perto de instalações militares e de segurança, tornou-se um alvo direto desde os estágios iniciais dos combates e sofreu impactos significativos da guerra.

O bispo Tombe contou que estava rezando na catedral quando ela foi atingida por balas e estilhaços. Ele também relatou a visita inesperada de membros da FAS, que vieram buscar refúgio na catedral. “Depois de três horas, a luta se acalmou e todos foram embora, porém, um deles voltou, apontando para o tabernáculo, disse: “Monsenhor, esta vela é forte e poderosa. Ela nos protegeu”.

Dom Tombe disse à AIS que o testemunho deste membro da FAS fortaleceu sua devoção ao Santíssimo Sacramento, que ele descreve como sua fonte de força e alegria. Ele revelou que agora organiza adoração ao Santíssimo Sacramento quatro vezes por dia e encorajou as 300 famílias católicas restantes em El-Obeid a aprofundar sua fé.

O bispo descreveu as difíceis condições nesta cidade controlada pelas SAF, mas sitiada pelas RSF, com grave escassez de água, eletricidade e comunicações há meses.

“Algumas pessoas vivem debaixo de árvores, outras em escolas” devido aos bombardeios. “Há 19 meses, que não temos água na igreja, nem eletricidade, nem internet e apenas comunicações telefônicas escassas”, explicou.

E continuou: “Os que permanecem aqui estão pálidos de fome, mas se fortalecem com a presença de Deus. Apesar dessa situação difícil, a fé está mais forte e mais Sacramentos estão sendo administrados. Mais pessoas estão vindo à Igreja; há uma necessidade maior de sacerdotes e do bispo”.

Segundo a AIS, embora seja uma minoria, a Igreja Católica continua a servir a comunidade no Sudão. Em El-Obeid, ela administra as únicas escolas ainda abertas, incluindo seis jardins de infância, seis escolas primárias e uma escola de ensino médio.

Com informações Aciafrique

The post Sudão: Vocações sacerdotais aumentam em meio à guerra civil appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Santo Ildefonso – arcebispo

Ildefonso é a forma original de Afonso, em espanhol, palavra de origem visigótica parecendo...

Santuário de Nossa Senhora do Rocio recebe imagem peregrina do Divino Pai Eterno

The post Santuário de Nossa Senhora do Rocio recebe imagem peregrina do Divino Pai...

China: ordenado Bispo da nova diocese de Lüliang

A nomeação e ordenação do novo Bispo foram precedidas por duas disposições pontifícias relativas...

São Vicente – diácono e mártir (memória facultativa)

O diácono espanhol, são Vicente, é o mártir mais célebre da península ibérica. Um...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...