Home / Notícias da Igreja / Vaticano fecha sede diplomática na Nicarágua

Vaticano fecha sede diplomática na Nicarágua

O representante da Santa Sé na Nicarágua, Dom Marcel Diouf, deixou o país para instalar-se na Costa Rica, encerrando as atividades diplomáticas em Manágua

Vaticano Praca de Sao Pedro

Redação (20/03/2023 13:30, Gaudium Press) No último dia 17 de março, o representante oficial do Vaticano, Mons. Marcel Diouf, deixou oficialmente o país em direção à Costa Rica, anunciou no sábado (18) o site de notícias Vatican News.

As tensões diplomáticas entre a Santa Sé e o governo de Daniel Ortega se intensificaram após a última entrevista do Papa Francisco ao portal de notícias argentino, Infobae, em 10 de março.

Durante a entrevista, Francisco se referiu ao presidente nicaraguense como “desequilibrado” e comparou seu governo à ditadura comunista e à ditadura nazista.

Vatican News confirma que o pedido de encerramento das atividades diplomáticas aconteceu no próprio 10 de março, da parte do governo nicaraguense.

Após a entrevista do Santo Padre, o governo da Nicarágua publicou um comunicado propondo o fim das relações diplomáticas com o Vaticano.

Os bens da nunciatura apostólica e o prédio foram confiados aos cuidados da República Italiana, conforme prevê a Convenção de Viena sobre as relações diplomáticas.

Antes de partir, Mons. Diouf foi saudado por representantes diplomáticos da França, da Alemanha e da Itália.

Após a expulsão do núncio apostólico na Nicarágua, Dom Waldemar Sommertag, em 2022, Mons.  Marcel Mbaye Diouf foi designado para subsituílos como representante da Santa Sé. (FM)

The post Vaticano fecha sede diplomática na Nicarágua appeared first on Gaudium Press.