O Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello, entregou no dia 1º de setembro ao secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, 100 macacões e 100 medidores de temperatura digital enviados pelo Papa Francisco, por meio da Esmolaria do Vaticano, para contribuir com a prevenção de contágio do novo Coronavírus no Brasil.
Dom Giovanni disse se sentir feliz com este novo gesto de solidariedade do Santo Padre com a Igreja do Brasil e com os brasileiros. “A CNBB, por meio da Cáritas Brasileira, sabe das necessidades e urgências da realidade no país e vai distribuí-los em nome do Papa. Esta doação significa um gesto de solicitude e de carinho do Santo Padre para aqueles que sofrem mais”, afirmou no ato de entrega.
O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB enviou um agradecimento ao Papa, por intermédio do Núncio Apostólico, em nome da Igreja no Brasil e das pessoas que serão beneficiadas por esta e por outras iniciativas de solidariedade do Sumo Pontífice.
“Para mim, há um sinal com este gesto donativo do Papa muito forte de que, em meio à pandemia, a caridade e muitas coisas boa estão sendo praticadas. Sentimos que o coração do Santo Padre se volta para nós e se volta para quem sofre. Por isso, nossa gratidão ao Santo Padre nunca será excessiva por esse olhar carinhoso pelo Brasil”, disse dom Joel.
O secretário-geral da CNBB agradeceu também a experiência de união da Nunciatura Apostólica do Brasil, da CNBB e da Cáritas Brasileira para fazer com que o bem seja feito e a solidariedade do Santo Padre chegue a quem, de fato, precisa. “O importante é responder, em meio à pandemia, com a caridade e com a bondade”, disse.
Hospitais que recebem a doação do Papa
A distribuição dos equipamentos de proteção será coordenada pela Cáritas Brasileira. O coordenador do organismo, Rogério Augusto da Cunha, agradeceu a doação dos equipamentos que vão fortalecer o combate ao avanço do novo Coronavírus no país. “É importante saber que, neste tempo de pandemia, existe este espírito de colaboração da Igreja para ajudar a superar este momento difícil”, disse.
O coordenador da Cáritas Brasileira e a assessora de comunicação do organismo, Jucelene Rocha, receberam das mãos do núncio os equipamentos que serão entregues ao Hospital Nossa Senhora das Dores, Capinzal (SC), administrado pela Congregação das Servas de Maria Reparadoras, à Santa Casa de Montes Claros (MG), administrado pela Irmandade Nossa Senhora das Mercês de Montes Claro, e ao Hospital Santa Juliana (AC), administrado pela própria diocese de Rio Branco.
Via CNBB