InícioCatecismoComo o adolescente pode vencer o medo de se confessar?

Como o adolescente pode vencer o medo de se confessar?

Published on

hands-2274255-640

Durante a Missa, ao rezarmos a oração “Confesso a Deus Todo-Poderoso…”, batemos em nosso peito, por três vezes, e afirmamos que nós pecamos “muitas vezes, em pensamentos, atos, obras e omissões”.

Vamos pensar nas palavras e no gesto de “bater o peito”. O peito é o símbolo do coração, origem das ações boas e más. De fato, Jesus disse: “É de dentro do coração do homem que saem as más intenções, como a imoralidade, os roubos, crimes e adultérios, as ambições sem limites, maldades e malícias, a devassidão, inveja e calúnia, o orgulho e a falta de juízo. Todas essas coisas saem de dentro da pessoa, e são elas que a tornam impura” (Marcos 7,21-23).

Nesse sentido, “bater o peito” significa “quebrar” aquele coração do qual saiu o mal na nossa vida; naturalmente, isso é possível, para nós cristãos, com a ajuda da graça de Deus. Se, no entanto, compararmos essas palavras e o gesto que acompanha a oração “Confesso a Deus Todo-Poderoso” com a nossa vida, perceberemos que fica mais fácil “bater o peito… dos outros”, reconhecer os pecados dos outros do que os nossos. A esse respeito, Jesus uma vez disse: “Por que você fica olhando o cisco no olho do seu irmão, e não presta atenção à trave que está no seu próprio olho?” (Mateus 7,3). O apóstolo João escreve: “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós” (1 Carta de João 1,8).

Reflita a importância da confissão na vida do adolescente

No fundo, nosso orgulho acaba nos tornando “cegos” diante das nossas faltas. E a confissão é um momento no qual recuperamos “a coragem da verdade”. Antes de tudo: “Confesso a Deus Todo-Poderoso”. Começamos a nos colocar diante d’Ele. Só Ele conhece, na mais profunda realidade, o bem e o mal que está dentro de nós. Nesse sentido, o apóstolo Paulo escrevia: “Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vocês ou por qualquer tribunal humano, nem eu julgo a mim mesmo. É verdade que a minha consciência de nada me acusa, mas isso não significa que eu seja inocente: quem me julga é o Senhor” (1 Carta aos Coríntios 4,3-4).

Começamos a dizer para Ele: “Pai Querido, Justo e Misericordioso, somente Vós conheceis o bem e o mal que está dentro de mim”. Mesmo assim, todos os homens distinguem entre “bem e mal”, “moral e imoral”, “ético e antiético”. Além disso, nós cristãos recebemos “luzes” da Palavra de Deus, proclamada na fé da Igreja, para que nossa consciência seja sempre mais iluminada.

Os adolescentes e a confissão

Até agora não falei nada dos “adolescentes”. Então, o que tem a ver a reflexão apresentada com os adolescentes?

Antes de tudo, a palavra “adolescente” provém do termo latino “adolescere”, que significa “crescer”. Adolescente é aquele que está crescendo. Não é mais criança e ainda não se tornou adulto. É chamado a responder, de maneira muito significativa, às duas perguntas fundamentais da vida humana: Quem sou eu? O que vou fazer da minha vida? Pelas respostas que forem dadas a essas duas perguntas, durante a adolescência, a vida inteira ficará marcada.

A procura de “quem sou eu” leva, frequentemente, o adolescente a desenvolver o espírito de independência e liberdade: ele não é mais uma criança que precisa ser continuamente guiada, mas ainda não é adulto, por isso, é imaturo e manifesta-se, frequentemente, com brusquidão e agressividade.

Nessa situação específica, a vontade de ser independente e livre, e a situação de uma maturidade ainda não atingida, poderia levar o adolescente a não reconhecer os próprios limites, os próprios erros e a ser extremamente crítico com as atitudes dos adultos: no fundo, dos outros.

Independência e liberdade

Se esse adolescente for um cristão-católico, cuja religião oferece a oportunidade de confessar-se, reconhecendo os próprios erros e os próprios limites, a atitude de “independência e liberdade” com si mesmo e de crítica ao mundo dos adultos, como também a situação de imaturidade, podem se tornar uma dificuldade para conseguir “reconhecer os próprios erros” diante de um padre que, no fundo, acaba representando o “mundo dos adultos” que ele critica.

Não podemos nos esquecer, contudo, de que a adolescência é uma fase de crise e oportunidade ao mesmo tempo.

No fundo, o adolescente se encontra, nesse sentido, numa situação mais fácil que aquela do adulto que, na sua vida, particularmente na adolescência, não “cresceu”. Se ele não se acostumou, quando adolescente, a reconhecer os próprios erros, quando ele for adulto, será bem mais difícil chegar a tal atitude.

Mensagem do Papa Francisco

Na sua viagem à Bolonha, Itália, no dia 1º de outubro 2017, Papa Francisco assim se expressou: “É o arrependimento que permite não se enrijecer, a transformar os ‘nãos’ a Deus em ‘sim’, e o ‘sim’ ao pecado em ‘não’, por amor ao Senhor. A vontade do Pai, que a cada dia delicadamente fala à nossa consciência, realiza-se somente na forma de arrependimento e conversão contínua. Não são os raciocínios que justificam e tentam salvar as aparências, mas um coração que avança com o Senhor, luta a cada dia, arrepende-se e retorna para Ele, porque o Senhor busca os puros de coração”.

Papa Francisco falou assim para todo mundo: crianças, adolescentes, jovens e adultos. O adolescente, no entanto, encontra-se numa fase “oportuna” da vida, para, repetindo as palavras do Papa, “manifestar o arrependimento que permite não se enrijecer, transformar o ‘não’ a Deus em ‘sim’, e os ‘sim’ ao pecado em ‘não’, por amor ao Senhor”.

Por Lino Rampazzo, via Canção Nova

Últimas Notícias

Papa reza pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

No final da oração mariana da Regina Caeli, neste domingo, 5 de maio, o...

Purificação da religião e do sacerdócio

Nossa Senhora em Fátima pediu orações pelo clero, cuja infidelidade já fora diagnosticada na...

Importante projeto de música sacra católica nos EUA, patrocinado pelo Cardeal Sarah

Sediado na Universidade de Princeton, o Projeto de Música Sacra Católica busca unir arte,...

Protegido: Editorial

Este conteúdo está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo: Senha: The...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...