InícioNotícias da IgrejaPapa: nem tudo se resolve com a justiça, é preciso perdoar para...

Papa: nem tudo se resolve com a justiça, é preciso perdoar para ser perdoado

Published on

Não podemos pretender o perdão de Deus para nós se não concedermos perdão ao nosso próximo. Se não nos esforçarmos para perdoar e amar, tampouco nós seremos perdoados e amados.

Não podemos pretender o perdão de Deus para nós se não concedermos perdão ao nosso próximo. Se não nos esforçarmos para perdoar e amar, tampouco nós seremos perdoados e amados.

Cidade do Vaticano (14/09/2020, 10:10, Gaudium Press) O Papa Francisco inspirou-se no trecho do Evangelho de São Mateus (Mt 18, 21-35), umas das leituras propostas pela liturgia para este XXIV Domingo do Tempo Comum, 13/09, para fazer sua reflexão durante o Angelus.

Dirigindo-se aos fiéis reunidos na Praça São Pedro, Francisco falou do perdão, enfatizando que devemos “aplicar o amor misericordioso nas relações humanas”:
“Perdoar não é algo só de momento, é uma coisa contínua contra esse rancor, esse ódio que volta. Pensemos no final, deixemos de odiar (…). Quanto sofrimento, quantas lacerações, quantas guerras poderiam ser evitadas se o perdão e a misericórdia fossem o estilo de nossa vida! ”, disse Francisco.

E, no final de sua reflexão, o Papa pediu a intercessão da Mãe de Deus: que Ela sempre nos recorde do quanto somos devedores de Deus. “Se não nos esforçarmos para perdoar e amar, tampouco nós seremos perdoados e amados. ”

Um Senhor indulgente e compassivo

Para o Papa Francisco, o centro da parábola do rei misericordioso contada por Jesus é a indulgência que o Senhor demonstra para com o servo com a dívida maior.

À súplica “Dá-me um prazo e eu te pagarei tudo” é encontrada duas vezes na parábola, começou explicando o Papa:
“A primeira vez (ela) é pronunciada pelo servo que deve a seu patrão dez mil talentos, uma soma enorme. A segunda vez, (a palavra misericórdia) é repetida por outro servo do mesmo Senhor. Ele também está em dívida, não com seu senhor, mas com o mesmo servo que tem uma dívida enorme. E a dívida dele é muito pequena, talvez como o salário de uma semana.”

O Senhor teve compaixão e o servo mostra-se implacável

O Senhor –conforme descrito por São Mateus– teve compaixão, deixou o servo ir embora, perdoando sua dívida.
Era uma dívida enorme e o perdão também foi enorme.

Por sua vez, o servo, depois de ser perdoado, mostra-se implacável com seu companheiro que lhe devia uma soma modesta, –bem menor que a que ele tinha para com seu senhor–, e manda-o para a prisão até que este pague sua pequena dívida.

O Senhor fica indignado ao saber, chama o servo malvado e faz com que seja condenado:
“Mas eu te perdoei tanto e és incapaz de perdoar este pouco?”

Para Deus, a justiça é permeada pela misericórdia

Francisco explica que na Parábola encontramos duas atitudes diferentes: a de Deus – representado pelo rei, que perdoa tanto, porque Deus perdoa sempre – e a do homem:

“No comportamento divino, a justiça é permeada pela misericórdia, enquanto o comportamento humano se limita à justiça. Jesus exorta-nos a abrirmo-nos com coragem ao poder do perdão, porque nem tudo na vida se resolve com a justiça”.

Aplicar sempre o amor misericordioso nas relações humanas

De fato, “há necessidade desse amor misericordioso”, que é também a base da resposta do Senhor à pergunta de Pedro sobre quantas vezes deve perdoar um irmão que peca contra ele. O “setenta vezes sete”, na linguagem simbólica da Bíblia, “significa que somos chamados a perdoar sempre”:

“Quanto sofrimento, quantas lacerações, quantas guerras poderiam ser evitadas se o perdão e misericórdia fossem o estilo de nossa vida! Mesmo em família. Quantas famílias desunidas, que não sabem se perdoar, quantos irmãos e irmãs que têm este rancor. É necessário aplicar o amor misericordioso em todas as relações humanas: entre os cônjuges, entre os pais e os filhos, nas nossas comunidades, na Igreja e também na sociedade e na política.”

É necessário esforçar-se para perdoar e amar e, então, sermos perdoados e amados

“Não é fácil perdoar”. Perdoar não é algo só de momento, é uma ação contínua contra esse rancor, esse ódio que volta. ”

Assim, disse Francisco, esta parábola “ajuda-nos a compreender plenamente o sentido daquela frase que recitamos na oração do Pai-Nosso: “Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido”:

“Essas palavras contêm uma verdade decisiva. Não podemos pretender o perdão de Deus para nós se, por sua vez, não concedermos perdão ao nosso próximo. É uma condição: pense no fim, no perdão de Deus e deixe de odiar, mande embora o rancor, aquela mosca incômoda que volta e volta e volta. Se não nos esforçarmos para perdoar e amar, tampouco nós seremos perdoados e amados. ” (JSG)

Últimas Notícias

Papa reza pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

No final da oração mariana da Regina Caeli, neste domingo, 5 de maio, o...

Purificação da religião e do sacerdócio

Nossa Senhora em Fátima pediu orações pelo clero, cuja infidelidade já fora diagnosticada na...

Importante projeto de música sacra católica nos EUA, patrocinado pelo Cardeal Sarah

Sediado na Universidade de Princeton, o Projeto de Música Sacra Católica busca unir arte,...

Protegido: Editorial

Este conteúdo está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo: Senha: The...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...