InícioNotícias da IgrejaSão Martinho de Tours: realmente francês?

São Martinho de Tours: realmente francês?

Published on

Apesar de ter nascido na atual Hungria, seus devotos o consideram como o Santo francês por excelência. Por qual motivo?

Redação (11/11/2020 06:24, Gaudium Press) Filho de um oficial do exército romano, São Martinho de Tours nasceu no ano 316 em Sabaria, na atual Hungria. Embora seus pais fossem pagãos, conheceu o Cristianismo aos dez anos de idade e desejava receber o Batismo. Mas a isso se opunha o pai, que o levava consigo em suas missões militares. Forçado por este, alistou-se aos 15 anos numa unidade da cavalaria imperial ao serviço da qual pisou pela primeira vez o solo da Gália.

Soldado, monge e Bispo

Foi em terras francesas onde se deu o fato decisivo de sua vida. Tinha 18 anos e era ainda catecúmeno quando, cavalgando por uma estrada, deparou-se com um mendigo que tiritava de frio. Tomou a espada, cortou ao meio sua capa de legionário e deu uma parte ao pobre necessitado. À noite apareceu-lhe em sonho Jesus Cristo agasalhado com aquela metade de capa e agradeceu-lhe por tê-Lo aquecido nesse dia. Revigorado por essa insigne graça, apressou-se a receber o Batismo.

Sob a proteção de Santo Hilário, Bispo de Poitiers, fundou nas proximidades desta cidade a primeira comunidade monástica da França, na qual passou cerca de quinze anos estudando as Sagradas Escrituras e fazendo incansável apostolado na região circunvizinha.

Desse seu amado recolhimento vieram retirá-lo os fiéis da Civitas Turonorum (atual Tours): contra a sua vontade, foi eleito Bispo dessa diocese em 371, aos 55 anos de idade. A partir de Tours, irradiou a doutrina cristã por toda a Gália até o ano 397, quando partiu para o Céu, aos 81 anos.

Monge, Bispo e missionário, São Martinho é o primeiro Santo canonizado não mártir da História da Igreja. Não o chamou Deus a dar a vida entre as garras e os dentes das feras, nem ao golpe da espada ou do machado, mas a verter o sangue da alma, sem poupar esforços a serviço do próximo. Nisso se revelou um autêntico herói da Fé e uma das mais destacadas figuras da religiosidade e da cultura francesas.

Assim, embora tenha nascido numa cidade da atual Hungria, seus devotos o consideram o Santo francês por excelência. Com maior razão pode-se dizer de sua nacionalidade o que se diz da dos soldados da Legião Estrangeira: “Français! Non pas par le sang reçu, mais par le sang versé — Francês! Não pelo sangue recebido, mas pelo sangue vertido”.

(Extraído, com adaptações, da Revista Arautos nº 161, p. 21, por Sebastian Corrêa Velásquez)

The post São Martinho de Tours: realmente francês? appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Papa reza pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

No final da oração mariana da Regina Caeli, neste domingo, 5 de maio, o...

Purificação da religião e do sacerdócio

Nossa Senhora em Fátima pediu orações pelo clero, cuja infidelidade já fora diagnosticada na...

Importante projeto de música sacra católica nos EUA, patrocinado pelo Cardeal Sarah

Sediado na Universidade de Princeton, o Projeto de Música Sacra Católica busca unir arte,...

Protegido: Editorial

Este conteúdo está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo: Senha: The...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...