InícioNotícias da IgrejaMaio é dedicado ao Coração de Maria, junho ao Coração de Jesus:...

Maio é dedicado ao Coração de Maria, junho ao Coração de Jesus: Por que?

Published on

Para que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus produza frutos mais abundantes, os fiéis devem unir a ela a devoção ao Coração Imaculado da Mãe de Deus.

Para que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus produza frutos mais abundantes, os fiéis devem unir a ela a devoção ao Coração Imaculado da Mãe de Deus.

Redação (01/06/2021, 17:45,  Gaudium Press) O mês de maio é todo dedicado pela Igreja a Nossa Senhora e ele acaba de chegar a seu final.

Como boa conselheira que é, a Igreja recomenda aos fiéis que o mês seguinte –o mês de junho– seja dedicado ao Sagrado Coração de Jesus com a intenção de que os fiéis venerem, honrem e imitem mais intensamente este Coração Misericordioso.

Certamente existe um motivo superior para que o mês de maio seja consagrado a Nossa Senhora e junho ao Sagrado Coração de Jesus.

Falemos da devoção do mês de junho e descubramos alguma relação entre os dois Corações.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus existiu desde os primeiros tempos da Igreja, quando se meditava sobre o lado e o Coração aberto de Jesus de onde jorrou sangue e água.
Foi deste Coração que nasceu a Igreja e por ele se abriram as portas do céu.

Veneramos nesta devoção o próprio Coração de Deus.

A devoção ao Coração de Jesus pedida a Santa Margarida Maria Alacoque

No século XVII estabeleceu-se definitiva e especificamente a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus, solicitada pelo próprio Jesus Cristo a Santa Margarida Maria Alacoque.

Conta a história que, em 16 de junho de 1675, o Filho de Deus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque e lhe mostrou Seu Coração que estava envolto em chamas, coroado de espinhos, com uma ferida aberta, da qual brotava sangue, e de seu interior nascia uma cruz.

A Santa ouviu o Senhor dizer:
“Eis aqui o Coração que tanto amou os homens e, em troca, recebe da maioria dos homens só ingratidão, irreverência e desprezo, neste sacramento de amor”.

Nosso Senhor mesmo nos diz em que consiste a devoção: amor e reparação. Amor pelo muito que Ele nos ama; Reparação e desagravo pelas muitas injurias que recebe, sobretudo na Sagrada Eucaristia.

A Devoção ao Coração de Jesus combate os males de uma época

A mensagem que Jesus deixou para a religiosa francesa, a primeira das aparições aconteceu em 27 de dezembro de 1673, é uma visão de Deus que contrasta com a tendência do século em que estourou o jansenismo:

“Meu Coração divino está tão apaixonado de amor pelos homens, e por ti em particular, que ao não poder conter em si as chamas de sua ardente caridade, há que transmiti-las com todos os meios”, disse-lhe Cristo nesta ocasião segundo ela escreveu depois.

Como combater os males de nossa época

A Divina Providência, para combater os males de uma época, suscita não só pessoas ou instituições. Ela faz também por meio de formas de piedade, moções espirituais e desejos de perfeição novos.

Nos últimos séculos o mal cresceu de modo alarmante afastando os indivíduos e as sociedades de Deus. Mas junto com ele cresceu também o culto ao Sagrado Coração de Jesus.
Foi esta a devoção a que mais se difundiu na Igreja e que maior estímulo recebeu do Magistério Pontifício.

Duas citações sobre o Coração de Jesus e os males da época

Ao escrever o prefácio das Constituições que escrevera em 1891 para as Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus, o padre Jules Chevalier  anotou:
“A devoção ao Sagrado Coração de Jesus foi revelada pelo próprio Senhor e recomendada pela Igreja como um remédio eficaz contra os males do mundo de hoje.”

O Papa Leão XIII compara esta devoção com o emblema da Santa Cruz que dera a vitória ao Imperador Romano e marcara o começo do triunfo do cristianismo sobre o paganismo: “In hoc signo vinces” fora a promessa feita aos cristãos de então.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é hoje o estandarte da vitória e triunfo do Reinado Social de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria

Os devotos do Sagrado Coração de Jesus são sempre devotos muito convictos da Santíssima Virgem; e, reciprocamente.

E não podia ser de outro modo: Se Maria Santíssima é medianeira de todas as graças, toda devoção passa pelas mãos dela.
E, por outro lado, sendo Ela o caminho mais perfeito para nos levar a Jesus, toda verdadeira devoção a Ela conduzirá ao Sagrado Coração.

Dois Corações, uma só devoção

Santa Margarida Maria Alacoque compreendeu esta verdade de um modo tão perfeito que considerava as duas devoções como uma só.

A Santa tinha o hábito de rezar esta jaculatória: “Divino Coração de Jesus eu Vos adoro e Vos amo do modo como viveis no Coração de Maria e Vos peço que vivais e reineis em todos os corações”.

O confessor da Santa, São Cláudio de la Colombière, indica o mesmo caminho: “Resolvi não pedir nada a Deus em oração que não fosse por meio de Maria”.

Outros grandes devotos do Sagrado Coração – como Santa Brígida, São Francisco de Sales e São João Eudes – referiam-se ao Coração de Jesus e de Maria, no singular.
Assim, eles salientavam a perfeita união de sentimentos e disposições entre a Mãe e o Filho.

Os Missionários do Sagrado Coração e as Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração têm um belo lema:
“Per Mariam ad Cor Iesu” (Por Maria ao Coração de Jesus) como fórmula própria dos seus institutos.

É, certamente, por isso mesmo o Papa Pio XII exorta:
“A fim de que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus produza frutos mais abundantes na família cristã e ainda em toda a humanidade, procurem os fiéis unir a ela a devoção ao Coração Imaculado da Mãe de Deus.”  (JSG)

The post Maio é dedicado ao Coração de Maria, junho ao Coração de Jesus: Por que? appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Papa reza pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

No final da oração mariana da Regina Caeli, neste domingo, 5 de maio, o...

Purificação da religião e do sacerdócio

Nossa Senhora em Fátima pediu orações pelo clero, cuja infidelidade já fora diagnosticada na...

Importante projeto de música sacra católica nos EUA, patrocinado pelo Cardeal Sarah

Sediado na Universidade de Princeton, o Projeto de Música Sacra Católica busca unir arte,...

Protegido: Editorial

Este conteúdo está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo: Senha: The...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...