InícioNotícias da IgrejaContinua a perseguição à imprensa livre em Hong Kong

Continua a perseguição à imprensa livre em Hong Kong

Published on

Hoje foi negada a liberdade sob fiança a quatro jornalistas do Apple Daily.

Redação (22/07/2021 15:34, Gaudium Press) A perseguição à imprensa continua em Hong Kong, cada vez menos em seu “próprio sistema” e cada vez mais no mais autêntico sistema comunista chinês. É como se as autoridades desta “região administrativa especial” quisessem antecipar os próprios desejos do “politburo” chinês.

Após a prisão de Jimmy Lai, fundador do Apple Daily, de seu editor Cheung Kim-hung e do editor-chefe Ryan Law, houve também a detenção do editor associado Chan Pui-man, do editor do site em inglês Fung Wai-kong, do colunista Yeung Ching-kei e do ex-editor-chefe Lam Man-chung, este último preso ontem. Esses quatro homens-chave da empresa tiveram hoje a fiança negada e terão que esperar o início do julgamento na prisão, que começará em setembro. Eles são acusados de conspirar com as forças estrangeiras para impor sanções a Hong Kong e à China.

O Apple Daily fechou em 24 de junho, em meio à perseguição.

Em abril deste ano, a Gaudium Press relatou a sentença de prisão de 12 meses do fundador do Apple Daily Jimmy Lai, um católico e magnata que fez fortuna na indústria de vestuário, e que mais tarde se envolveu em comunicação, fundando o Next Digital, que publicava o Apple Daily, um jornal amplamente lido e crítico das autoridades de Hong Kong e dos comunistas continentais. Lai foi um dos promotores dos protestos pró-democracia na ilha, em 2019.

Lai agora saberá que outros quatro de seus assessores foram também presos.

Outra mídia censurada

Mas é claro que o Apple Daily não é a única mídia sob ataque em Hong Kong.

A Asia News informa que, em uma carta circular emitida em 20 de julho, a direção da emissora pública de televisão da cidade, RTHK, proibiu seus jornalistas de usar termos que considera “inapropriados” tais como: “presidente ou governo de Taiwan”. Essas expressões são consideradas contrárias ao “princípio de uma só China” — invocado pelo governo central comunista em suas relações com Taiwan, uma ilha que os comunistas consideram como uma mera província “rebelde”.

Também hoje, a Polícia de Segurança Nacional prendeu cinco sindicalistas acusados de fazer circular livros infantis “sediciosos”. A União Geral de Fonoaudiólogos de Hong Kong publicou uma série de contos intitulados “Sheep Village Guardian” como um meio para ajudar os pais e professores a explicar às crianças de cinco a oito anos “os eventos de 2019 em Hong Kong”; eventos que desencadearam a draconiana medida repressiva de segurança ordenada por Pequim em junho de 2020.

The post Continua a perseguição à imprensa livre em Hong Kong appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Papa reza pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

No final da oração mariana da Regina Caeli, neste domingo, 5 de maio, o...

Purificação da religião e do sacerdócio

Nossa Senhora em Fátima pediu orações pelo clero, cuja infidelidade já fora diagnosticada na...

Importante projeto de música sacra católica nos EUA, patrocinado pelo Cardeal Sarah

Sediado na Universidade de Princeton, o Projeto de Música Sacra Católica busca unir arte,...

Protegido: Editorial

Este conteúdo está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo: Senha: The...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...