InícioNotícias da IgrejaVandalismo nas igrejas: França um país conquistado por forças estrangeiras

Vandalismo nas igrejas: França um país conquistado por forças estrangeiras

Published on

Interessante artigo de Mathieu Bock Cöté no Le Figaro.  

Redação (16/01/2022 08:44, Gaudium Press) Depois das festas de Natal, voltou, na França, a perseguição ao cristianismo. Somente neste começo de 2022, houve pelo menos 10 casos de vandalismo contra templos católicos.

Diante dos fatos – que mostram uma agressividade crescente – sucedem-se declarações das autoridades, deplorando, declarando que os ataques são ‘inaceitáveis’, dizendo que a segurança será reforçada, etc., etc., que parecem mais declarações pré-gravadas do que o real interesse para que o problema cesse.

“O vandalismo anticristão é frequente na França”, declara Mathieu Bock-Côté num artigo, no Le Figaro, dessa última sexta-feira. Não diz “já é frequente na França”, mas simplesmente que é frequente, ou seja, tem um status quase tradicional.

O cronista observa que, apesar das eventualidades que sempre existem, os ataques são sistemáticos e com unicidade, e destaca a agressão de tom islâmico a uma procissão da Imaculada Conceição em Nanterre, em dezembro passado, composta por idosos e crianças, na qual os agressores gritavam aos fiéis: “vocês não estão mais em sua casa”. Ou seja, os muçulmanos gritavam aos católicos que esta não era mais a sua terra, e que, no fundo, já a tinham conquistado, dando-se “o direito de expulsar os antigos habitantes e pisar nos seus símbolos”, diz Bock Côté. Os católicos parecem pertencer a uma religião derrotada.

Para quem conhece um pouco de história sabe que este é um filme repetido mil vezes para o futuro da raça humana. Mas alguns preferem não ver a realidade, entre outros motivos, porque essa conquista se dá lentamente, “silenciosamente” e com a aprovação tácita dos conquistados. E também o não ver a realidade permite manter a posição suicida de comodismo, da não reação.

O colunista do Le Figaro ressalta a diferença de resposta do Estado aos ataques aos católicos e aos de outros cultos. São dois pesos e duas medidas para dois tipos, duas categorias de vítimas: as legítimas e as ilegítimas; as legítimas seriam as de certas minorias que de repente hoje são a maioria, e as ilegítimas, as de grupos que, em outros tempos, eram ‘dominantes’, como os católicos. Dois pesos e duas medidas, dois critérios.

O que pensar das igrejas que agora têm que ser vigiadas de forma constante e por muito tempo? Claro que ninguém vai dizer que é ruim, mas é triste e anormal. E, pouco a pouco, as mentes de muitos vão se abrindo para a ideia – dura, mas real –  de que o que deve ser feito não é apenas uma luta contra a insegurança, algo que toda sociedade faz continuamente, mas uma pacificação da sociedade francesa.

Por que atacar igrejas que estão praticamente vazias, já que a França é um dos países ex-cristãos com a menor frequência aos cultos e aos templos? É necessariamente porque esses templos ainda estruturam a configuração de um passado que deve ser destruído.

Mas cuidado: na França secular, ainda pululam restos que podem se despertar. Aqueles Godofredos que, em tempos passados, atravessaram meio mundo para visitar um sepulcro, vivem de muitas e de várias maneiras nos modernos e um tanto tristonhos gauleses, passeando de shorts e camisetas nos Champs-Elysées e no Bois de Boulogne. Estes ainda podem se despertar e se reanimar.

Por Saul Castiblanco

 

 

 

 

The post Vandalismo nas igrejas: França um país conquistado por forças estrangeiras appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Abandona título de campeão nacional para viver em um mosteiro

Aos 32 anos, Ludovic Duée, capitão do time de vôlei Saint-Nazaire, encerra sua carreira...

Legionários de Cristo celebram a ordenação de 20 novos sacerdotes

Os religiosos ordenados são provenientes das seguintes nações: Alemanha, Brasil, Canadá, Colômbia, Coreia do...

Austrália: Bispo esfaqueado retoma suas funções

Apesar das preocupações iniciais com a vida do bispo, sua recuperação foi surpreendentemente rápida....

Rumores de mudanças em cargos importantes da Cúria do Vaticano

De acordo com a normativa, os prefeitos dos dicastérios do Vaticano (semelhantes a ministérios)...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...