InícioNotícias da IgrejaCarta da Santa Sé a homossexuais não é aprovação da união do...

Carta da Santa Sé a homossexuais não é aprovação da união do casal, esclarece Arcebispo

Published on

O Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, publicou uma nota de esclarecimento sobre a carta enviada pela Santa Sé a um casal homossexual, ressaltando que se tratou “de uma simples resposta cordial” e não “de uma aprovação à união estável do casal em causa”.

Toni Reis e David Harrad enviaram uma carta ao Papa Francisco para contar sobre o batizado de seus três filhos adotivos na Igreja Católica, em Curitiba (PR). Em resposta, receberam uma carta assinada pelo Assessor para os Assuntos Gerais do Vaticano, Mons. Paolo Borgia.

A mensagem afirma que “o Santo Padre viu com apreço a sua carta, com a qual lhe exprimia sentimentos de estima e veneração e formulava votos pelos bons frutos espirituais do Seu ministério de Pastor da Igreja Universal”.

“Ao agradecer, da parte do Sucessor de Pedro, o testemunho de adesão e as palavras de homenagem, posso acrescentar: também o Papa Francisco lhe deseja felicidades, invocando para a sua família a abundância das graças divinas, a fim de viverem constante e fielmente a condição de cristãos, como bons filhos de Deus e da Igreja, ao enviar-lhes uma propiciadora Bênção Apostólica, pedindo que não se esqueçam de rezar por ele”, acrescenta o texto.

Diante da divulgação e repercussão da carta, Dom José Antônio Peruzzo publicou no site da Arquidiocese de Curitiba uma nota, na qual esclarece que a missiva “não foi escrita nem assinada pelo Santo Padre”.

“A mesma veio da parte de um assessor. É de praxe a Santa Sé responder afavelmente todas as cartas que recebe. Não se trata, portanto, de uma aprovação à união estável do casal em causa. Tampouco se tratou de permissão”, sublinha.

Acrescenta ainda que “trata-se de uma simples resposta cordial a um gesto também cordial” e, portanto deve ser interpretada “com o tamanho e a importância que realmente tem”.

Na nota, o Prelado ainda deixa claro que “a doutrina da Igreja acerca do Sacramento do Matrimônio e da família cristã não mudou”. “O matrimônio cristão somente pode ocorrer entre um homem e uma mulher, que licitamente formam uma família”.

Citando a exortação apostólica Amoris Laetitia do Papa Francisco, em seu número 75, explica que, “no sacramento do matrimônio, segundo a tradição latina da Igreja, os ministros são o homem e a mulher que se casam, os quais, ao manifestar o seu consentimento e expressá-lo na sua entrega corpórea, recebem um grande dom. O seu consentimento e a união dos seus corpos são os instrumentos da ação divina que os torna uma só carne”.

Além disso, na mesma exortação, o Papa Francisco afirma que “o matrimônio é um sinal precioso, porque, quando um homem e uma mulher celebram o sacramento do matrimônio, Deus, por assim dizer, ‘espelha-Se’ neles, imprime neles as suas características e o carácter indelével do seu amor. O matrimônio é o ícone do amor de Deus por nós”.

O Arcebispo esclarece ainda a questão do Batismo dos filhos adotivos do casal homossexual, tendo em vista que, “a Igreja Católica, por força de sua própria origem em Cristo que é a perfeita expressão do amor de Deus, não pode fazer acepção de pessoas”.

“Assim – explica –, as pessoas homoafetivas têm o direito de batizar seus filhos adotivos na Igreja, desde que se comprometam a educa-los na fé e moral cristã com a ajuda de padrinhos cristãos em conformidade com as normas da Igreja”.

Por fim, conclui a nota reafirmando a fé “na revelação que nos foi dada por Jesus Cristo, quando afirmou: ‘Não lestes que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher e disse: Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne? Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu’ (Mt 19,46)”.

Fonte: ACIdigital

Últimas Notícias

São Pedro Canísio – presbítero e doutor da Igreja

O apelido arranjado para este santo martelo dos hereges é totalmente impróprio. No caso,...

Santuário de Aparecida divulga programação de Natal com 15 Missas

Ao longo de dois dias serão celebradas quinze Santas Missas na Casa da Padroeira...

Nova agência Postal do Vaticano é inaugurada na Praça São Pedro

O local foi preparado para acolher fiéis, peregrinos, cidadãos e visitantes, oferecendo um espaço...

Origem da árvore de Natal

De enormes carvalhos, símbolos pagãos, o pequeno e gracioso pinheirinho passou a ser o...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...