InícioNotícias da IgrejaA ressureição de Cristo, fonte de esperança

A ressureição de Cristo, fonte de esperança

Published on

Contra toda esperança humana, Maria Santíssima foi a única a manter a fé na ressurreição e na vitória de seu divino Filho.

Redação (18/04/2022 08:30, Gaudium Press) Aleluia! Aleluia! Aleluia! Jesus ressuscitou dos mortos! A Santa Igreja Católica está toda revestida de gáudio e de festividade. Ouve-se novamente o bimbalhar dos sinos, mudos desde a quinta-feira santa, vê-se, após cinquenta dias de paramentos roxos, o esplendor dos paramentos dourados. Tudo está revestido de alegria e de triunfo, pois comemoramos a própria razão de ser da nossa fé. Com razão dizia Tertuliano: “Somai todas as solenidades dos gentios e não chegareis aos nossos cinquenta dias de Páscoa”.[1]

De fato, todas as celebrações litúrgicas festejadas ao longo do ano giram em torno da solenidade da ressureição de Cristo.

Maria Santíssima, baluarte de esperança

Toda essa alegria e júbilo envolve também as leituras da missa: uma proclamação das boas obras operadas pelo Divino Mestre (At 10,34; 37-43); a recordação da glória futura que nos é reservada no céu, graças à redenção (Cl 3,1-4) e o salmo responsorial nos traz um cântico cheio de exultação por esse dia que o Senhor fez para nós (Sl 117).

Entretanto, deparamo-nos com um detalhe talvez pouco comentado: a ausência de dados acerca de Nossa Senhora.

Vemos a narração do que ocorreu quando Santa Maria Magdalena foi ao túmulo de Nosso Senhor. Ela, assim como as outras santas mulheres, lá foram com a esperança de conseguir, de algum modo, embalsamar o corpo sagrado de Jesus.

Todavia, não se encontrava entre elas a Mãe de Jesus. Qual era o motivo de sua ausência?

Muitos teólogos afirmam que a primeira pessoa a quem Nosso Senhor apareceu após a ressureição foi a Nossa Senhora.[2] Portanto, vê-se ao mesmo tempo a humildade de Maria Santíssima, escondida aos olhos humanos, e a sua fé, posta firmemente no cumprimento da profecia, feita tantas vezes pelo próprio Salvador, de que Ele ressurgiria ao terceiro dia pelo seu poder divino.

Assim sendo, fica patente o quanto em nenhum momento a Rainha do universo manteve o menor laivo de dúvida a respeito da ressureição, mas pelo contrário, esperava contra toda esperança. Mesmo nos momentos em que tudo parecia perdido, nas ocasiões em que os sofrimentos, pelas quais passava a sua alma, pareciam ter chegado a seu auge e que Ela desfaleceria de dor ao ver seu Filho tão amado sendo flagelado, insultado, torturado e ignominiosamente condenado a morte, e até mesmo quando a laje do túmulo era rolada diante da boca da caverna, vendo sepultado o seu corpo adorável e com ele, quiçá, as esperanças de todos os seus seguidores, mesmo assim, nessas horas tão pungentes, Ela continuou a ter fé e esperança de que afinal Ele triunfaria.

Que lição podemos tirar dessa reflexão? Uma das muitas é, sem dúvida, a de admirar e amar essa heroica atitude da Mãe de Deus, procurando imitá-la em nossa vida; tendo, ademais, uma esperança firme de que Deus vencerá.

Por Jerome Sequeira Vaz


[1] TERTULIANO. De idolatria, c. XIV: ML 1, 683.

[2] Cf. CLÁ DIAS, João Scognamíglio: Comentários aos evangelhos dominicais. O Inédito sobre os Evangelhos. Cidade de Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2012, v. 5, p. 274.

The post A ressureição de Cristo, fonte de esperança appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

São Domingos Sávio, primeiro Santo Salesiano

Na vida de São Domingos Sávio, cuja memória a Igreja celebra no dia 6...

Papa reza pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

No final da oração mariana da Regina Caeli, neste domingo, 5 de maio, o...

Purificação da religião e do sacerdócio

Nossa Senhora em Fátima pediu orações pelo clero, cuja infidelidade já fora diagnosticada na...

Importante projeto de música sacra católica nos EUA, patrocinado pelo Cardeal Sarah

Sediado na Universidade de Princeton, o Projeto de Música Sacra Católica busca unir arte,...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...