A diocese italiana de Siracusa, na Sicília, está celebrando os 70 anos do milagre da lacrimação de Maria
Redação (25/08/2023, 14:25 Gaudium Press) Por ocasião do septuagésimo aniversário do milagre da lacrimação de Nossa Senhora, ocorrido em Siracusa, na Itália, a diocese está promovendo uma série de programas para comemorar a data.
“Os habitantes de Siracusa precisam redescobrir Maria. O 70º aniversário é uma oportunidade para aprofundar esse acontecimento extraordinário da Lacrimação de Nossa Senhora, que a Providência divina quis que ocorresse aqui, nesta cidade, nesta Sicília”, foram as palavras de Dom Aurelio Russo ao apresentar o programa festivo e exortar a devoção dos fiéis.
O programa de comemoração começa nesta sexta-feira, 25 de agosto, com uma passeata chamada “Pedalando na História com Maria”, na qual os fiéis percorrerão o trajeto na cidade acompanhando o quadro miraculoso que será deslocado em bicicleta. No sábado (26), será apresentado ao público o livro intitulado “São Lágrimas de Oração: Por uma Espiritualidade de Lágrimas”, escrito por Dom Carlo Fatuzzo.
No domingo (27), está prevista uma Missa com o Arcebispo Francesco Lomanto, seguida pela dramatização de uma Via Sacra, escrita por Giorgio Orefice, uma das testemunhas oculares do milagre. Já a segunda-feira (28) será dedicada à oração e à vigília.
De 29 de agosto a 1º de setembro, nos quatro dias do aniversário do milagre, Missas serão celebradas por diferentes autoridades. Primeiramente, pelo Arcebispo de Siracusa, Dom Francesco Lomanto; no dia 30 pelo Arcebispo de Cagliari e secretário geral da Comissão Episcopal Italiana, Dom Giuseppe Baturi; no dia 31 será a vez de Dom Paolo Ricciardi, Bispo auxiliar de Roma; e, por fim, no dia 1º de setembro, será o Cardeal Stanisław Jan Dziwisz, secretário pessoal de João Paulo II e Arcebispo emérito de Cracóvia.
As festividades se encerrarão no dia seguinte, com um momento de reflexão presidido pelo Cardeal Jan Dziwisz. A Penitenciaria Apostólica concedeu indulgência plenária aos fiéis que participarem das celebrações.
Milagre da lacrimação de Nossa Senhora
O milagre da lacrimação de Nossa Senhora, em Siracusa, aconteceu em 1953. O jovem casal Angelo e Antonia Lucia Iannuso possuía um quadro do Imaculado Coração de Maria em alto relevo. O busto da Virgem é de gesso esmaltado e ficava à cabeceira da cama do casal.
Antonia foi a primeira a notar as lágrimas no quadro. Alguns familiares acharam que se tratava de alucinação da jovem mulher, que estava grávida e tinha a saúde debilitada. No entanto, eles observaram a imagem de perto e constataram o fenômeno.
A notícia se espalhou rapidamente pela cidade, e logo a casa do casal Iannuso se viu cercada por uma multidão. As lágrimas voltaram a brotar dos olhos da imagem no dia seguinte. O quadro foi colocado diante da multidão, e alguns cinegrafistas puderam gravar o milagre.
As lágrimas correram pelo menos 58 vezes dos olhos da imagem da Virgem até o dia 1º de setembro. Uma comissão científica, constituída por médicos, foi chamada para examinar o misterioso líquido que havia sido recolhido durante as lacrimações. Os testes comprovaram que a composição química do fluido era a mesma de uma lágrima humana.
Ainda assim, o Arcebispo de Siracusa na época, Dom Ettore Baranzini, manteve-se cauteloso e aguardou a decisão do Vaticano sobre a veracidade do milagre. Após uma comissão de estudos sobre o fenômeno, o episcopado da Sicília reconheceu o fenômeno como extraordinário em dezembro de 1953. (FM)
The post Siracusa celebra 70 anos do milagre da lacrimação de Nossa Senhora appeared first on Gaudium Press.