“Madre Teresa, ao longo de toda a sua existência, foi uma dispensadora generosa da misericórdia divina, fazendo-se disponível a todos, através do acolhimento e da defesa da vida humana, dos nascituros e daqueles abandonados e descartados” (João Paulo II).
Redação (05/09/2023 10:19, Gaudium Press) As Missionárias da Caridade celebram hoje a festa da sua fundadora, Santa Madre Teresa de Calcutá, que coincide com o dia de sua morte, há 26 anos. Para as Nações Unidas, o dia 5 de setembro de cada ano é o Dia Internacional da Caridade para comemorar o aniversário da morte de Madre Teresa, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979.
A Congregação das Missionárias da Caridade, que nasceu através do sim corajoso de Madre Teresa em 1950, em Calcutá, Índia, está presente hoje em mais de 100 países. Seu objetivo principal é totalmente dedicado ao serviço dos mais pobres dos pobres, independentemente de classe social, credo, cor ou religião.
Ao definir as linhas gerais da Congregação, Madre Teresa afirmou: “A finalidade das Irmãs Missionárias da Caridade é dedicar-se de corpo e alma e exclusivamente ao bem-estar material e espiritual de todas as pessoas necessitadas, dos pobres indefesos, das crianças negligenciadas, das pessoas abandonadas, dos doentes, leprosos e mendigos – em suma, todos aqueles que, seja por sua própria negligência ou por falta de interesse público, ficam à deriva na vida sem ajuda nem esperança.”
Celebração Eucarística na Casa Mãe das Missionárias da Caridade
O arcebispo de Calcutá, Dom Thomas D’Souza, presidiu uma solene Celebração Eucarística na Casa Mãe das Missionárias da Caridade. No final da celebração, as religiosas e noviças, convidados estrangeiros e as crianças de Shishu Bhavan – o lar para crianças deficientes sem uma família capaz de cuidar delas – rezaram no túmulo de Madre Teresa, informou AsiaNews.
Em sua homilia, dom D’Souza mencionou a viagem do Papa Francisco à Mongólia, relacionando-a à mensagem de amor de Madre Teresa: “Somente o amor e o serviço podem transformar a vida. E a fé cristã é uma resposta à sede inerente do homem por Deus”. O arcebispo também lembrou a coincidência com o Dia do Professor, que é celebrado hoje na Índia. “A própria Madre Teresa era professora”, ressaltou, “e seu ensino era cheio de amor por seus alunos”.
Com informações Vatican News
The post As Missionárias da Caridade celebram hoje Madre Teresa de Calcutá appeared first on Gaudium Press.