InícioNotícias da IgrejaProvável disputa judicial na tentativa de substituir vitrais da Catedral de Notre-Dame

Provável disputa judicial na tentativa de substituir vitrais da Catedral de Notre-Dame

Published on

O governo Macron planeja substituir os vitrais não danificados pelo incêndio de 2019 por vitrais contemporâneos, apesar da oposição da maioria.

8 1 700x703 1

Redação (18/09/2024 09:38, Gaudium Press) À medida que se aproxima a reabertura de Notre-Dame, em 8 de dezembro, cresce em todo mundo a expectativa de ver uma catedral-símbolo emergir da destruição.

Recentemente, houve rumores de que o Papa Francisco estaria presente no evento, mas o próprio Pontífice desmentiu a informação durante seu voo de volta do Extremo Oriente.

Porém, a polêmica em torno da tentativa de substituição dos vitrais da Catedral de Notre-Dame continua a ganhar destaque.

O presidente da França Macron, com o apoio do arcebispo de Paris, persiste em seus esforços para substituir os antigos vitrais da catedral, que não foram danificados, por vitrais “contemporâneos”. Esta iniciativa, que desconsidera o parecer oficial da Comissão do Património Nacional, visa alterar os históricos vitrais de seis capelas laterais da nave sul, os quais foram projetados pelo renomado Viollet-Le-Duc, o grande restaurador da catedral, no século XIX.

Alguns meios de comunicação já especulam que a obstinação do governo francês em substituir os magníficos vitrais resultará em processos judiciais.

Os vitrais, que o governo Macron quer mudar, fizeram parte da restauração conduzida por Viollet-le-Duc após a sua destruição durante a Revolução Francesa. Eles estão classificados oficialmente como Monumentos Históricos e, de acordo com os regulamentos, são considerados intocáveis, a menos que sofram danos parciais ou sua condição impeça reparos, condições que não se aplicam atualmente.

No dia 11 de julho, a Comissão Nacional Francesa de Patrimônio e Arquitetura, composta por 26 especialistas, concordou de forma unânime que os vitrais não devem sofrer alterações, justificando sua posição com base na legislação internacional, a Carta Internacional sobre a Conservação e Restauro de Monumentos e Sítios, mais conhecida como Carta de Veneza, de 1964.

No entanto, a obstinação do governo – anunciando em 3 de setembro que 8 artistas já haviam sido selecionados para proceder à substituição – parece não apenas enfrentar a oposição de entidades como a Comissão do Patrimônio, mas agora terá também que lidar com associações civis, como Sítios e Monumentos, reconhecida como de utilidade pública a nível nacional, que declaram estar prontas para “avançar em um combate judicial”.

Em declarações ao La Croix, a associação já anunciou que iniciará seu ataque com o “pedido de autorização das obras que devem ser estabelecidas em conjunto com o prefeito da região para realizar esta obra”.

Julien Lacaze, presidente de Sítios e Monumentos, enfatizou: “Os vitrais grisaille de Viollet-le-Duc são classificados como Monumentos Históricos e, portanto, não podem ser removidos para dar lugar a obras contemporâneas. E acrescentou que era necessário evitar a descaracterização da obra de Viollet-le-Duc e voltar à coerência, restaurando os elementos removidos muito antes do incêndio, como a coroa de luz ou a grade do coro.

Vê-se, assim, que este momento histórico – da reabertura da catedral de Notre-Dame de Paris que, para todo mundo, deveria ser uma ocasião festiva e alegre – será ofuscado pela obstinação iconoclasta de um governo que deseja destruir vitrais que há muito são considerados Patrimônio da Humanidade. E tudo isso com o respaldo de certas figuras religiosas.

The post Provável disputa judicial na tentativa de substituir vitrais da Catedral de Notre-Dame appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

São Pedro Canísio – presbítero e doutor da Igreja

O apelido arranjado para este santo martelo dos hereges é totalmente impróprio. No caso,...

Santuário de Aparecida divulga programação de Natal com 15 Missas

Ao longo de dois dias serão celebradas quinze Santas Missas na Casa da Padroeira...

Nova agência Postal do Vaticano é inaugurada na Praça São Pedro

O local foi preparado para acolher fiéis, peregrinos, cidadãos e visitantes, oferecendo um espaço...

Origem da árvore de Natal

De enormes carvalhos, símbolos pagãos, o pequeno e gracioso pinheirinho passou a ser o...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...