InícioNotícias da Igreja29° Domingo do Tempo Comum

29° Domingo do Tempo Comum

Published on

(verde, glória, creio – 1ª semana do saltério)

Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, inclinai o vosso ouvido e escutai-me! Protegei-me qual dos olhos a pupila e abrigai-me à sombra de vossas asas (Sl 16,6.8).

Celebremos o memorial da paixão, morte e ressurreição de Jesus, cuja doação da vida em favor da humanidade é boa-nova ainda desconhecida por muitos. A liturgia nos propõe o caminho do Servo do Senhor e do Cristo, sumo sacerdote, que rejeitou a lógica do mundo. Neste dia das missões, rezemos, em comunhão com toda a Igreja no Brasil, em torno do lema da Campanha Missionária deste ano: “Ide, convidai a todos para o banquete do Reino” (cf. Mt 22,9).

Primeira Leitura: Isaías 53,10-11

O exemplo do Servo sofredor nos incentiva a buscar com confiança a graça de Deus que nos vem por meio de Jesus, a fim de percorrermos seu mesmo caminho de serviço e doação.

Leitura do livro do profeta Isaías – 10O Senhor quis macerá-lo com sofrimentos. Oferecendo sua vida em expiação, ele terá descendência duradoura e fará cumprir com êxito a vontade do Senhor. 11Por esta vida de sofrimento, alcançará luz e uma ciência perfeita. Meu Servo, o justo, fará justos inúmeros homens, carregando sobre si suas culpas. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 32(33)

Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, / pois em vós nós esperamos!

1. Pois reta é a Palavra do Senhor, / e tudo o que ele faz merece fé. / Deus ama o direito e a justiça, / transborda em toda a terra a sua graça. – R.

2. Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem / e que confiam, esperando em seu amor, / para da morte libertar as suas vidas / e alimentá-los quando é tempo de penúria. – R.

3. No Senhor nós esperamos confiantes, / porque ele é nosso auxílio e proteção! / Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, / da mesma forma que em vós nós esperamos! – R.

Segunda Leitura: Hebreus 4,14-16

Leitura da carta aos Hebreus – Irmãos, 14temos um sumo sacerdote eminente, que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus. Por isso, permaneçamos firmes na fé que professamos. 15Com efeito, temos um sumo sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado. 16Aproximemo-nos então, com toda a confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno. – Palavra do Senhor.

Evangelho: Marcos 10,35-45 ou 42-45

[A forma breve está entre colchetes.]

Aleluia, aleluia, aleluia.

Jesus Cristo veio servir, / Cristo veio dar sua vida. / Jesus Cristo veio salvar, / viva Cristo, Cristo viva! (Mc 10,45) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – [Naquele tempo,] 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36Ele perguntou: “O que quereis que eu vos faça?” 37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda quando estiveres na tua glória!” 38Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”. 41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. [42Jesus chamou os doze e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.] – Palavra da salvação.

Reflexão:

Com insistência, Jesus retoma este conceito: “Quem de vocês quiser ser grande, seja o servidor de vocês”. Jesus já havia escutado algum resto de conversa entre seus discípulos, em que se debatia a questão de quem seria o maior no Reino. Jesus argumenta tomando por base o comportamento dos grandes deste mundo. Como agem? Como dominadores e tiranos. Governam pela força, oprimindo. Bem outro é o sistema que Jesus exige de seus discípulos, em vista de formar sua nova comunidade. Aí não deve haver espaço para opressão, ganância e exploração. Ao contrário, devem reinar o diálogo, a partilha, o serviço generoso, a doação da própria vida. Com valores desse nível, pode-se formar um ambiente de fraternidade e paz. Esse é o mundo que Jesus propõe; esse é o mundo que Deus quer!

(Dia a dia com o Evangelho 2024)

fonte: paulus

Últimas Notícias

Perseguição aos cristãos aumenta em todo o mundo, aponta relatório

O documento, preparado pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), examina a...

Museu de Arte Sacra de SP receberá imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

A visita da padroeira da Amazônia, que virá diretamente de Belém, no Pará, está...

Santas Nunilo e Alódia: duas órfãs perseguidas por serem cristãs

A Igreja lembra, no dia 22 de outubro, a memória das Santas Nunilo e...

Milhares de pessoas participam da procissão eucarística nas ruas de Nova York

Esta foi a quinta procissão eucarística anual na cidade de Nova York, organizada pelo...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...