A nomeação e ordenação do novo Bispo foram precedidas por duas disposições pontifícias relativas à configuração da rede de circunscrições eclesiásticas na China continental.
Redação (22/01/2025 10:02, Gaudium Press) As nomeações de bispos no âmbito do Acordo Provisório entre Roma e Pequim recomeçaram na província de Shanxi, no norte da China.
No último dia 20 de janeiro, na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Fenyang, foi realizada a cerimônia de ordenação do novo bispo, Dom Antonio Ji Weizhong, um sacerdote de 51 anos que já era vigário geral desta Igreja local. Assim, ele foi designado para preencher a cadeira vaga desde o último antecessor, Mons. John Huo Cheng, um prelado que passou 14 anos na prisão durante a Revolução Cultural e que, desde 1991, liderou a Igreja de Fenyang em comunhão com a Santa Sé.
A cerimônia de ordenação de Mons. Ji Weizhong foi presidida pelo bispo de Taiyuan, Mons. Meng Ningyou – que também é vice-presidente da Associação Patriótica dos Católicos Chineses –, concelebrada por Mons. Ding Lingbin, bispo de Changzhi, Mons. Liu Genzhu, bispo de Linfen, e Mons. Ma Cunguo, bispo de Shuozhou, e contou com a presença de cerca de 130 sacerdotes de dioceses de todo o país, além de religiosas, seminaristas e leigos, num total de cerca de 450 pessoas.
A Santa Sé confirmou que “foi aprovado a candidatura nos termos do Acordo Provisório entre a Santa Sé e a República Popular da China”, e que o Papa Francisco já havia aprovado esta nomeação em 28 de outubro do ano passado, ou seja, poucos dias após a terceira renovação do acordo provisório entre Roma e Pequim, prorrogado por mais quatro anos. O Vaticano também anunciou que, por ocasião desta nomeação, foram alterados o nome e os limites da diocese, que a partir de agora passará a tomar o nome de Luliang, capital da prefeitura em que está localizada. Também nesta nomeação, portanto, confirma-se a opção do Vaticano de consentir no redesenho da geografia das Igrejas locais seguindo os limites administrativos, há algum tempo, insistido pelas autoridades de Pequim. Agora “o território da diocese de Luliang – informa a Sala de Imprensa do Vaticano – está em conformidade com o da capital Luliang, com uma área total de 21 mil quilômetros quadrados e uma população total de 3.346.500 habitantes, dos quais cerca de 20 mil católicos, atendidos por 51 sacerdotes e 26 religiosas”.
Dom Ji Weizhong nasceu em 3 de agosto de 1973, no condado de Wenshui, Luliang. De 1995 a 2001, estudou Teologia e Filosofia no Seminário Nacional Católico de Pequim e foi ordenado sacerdote em outubro de 2001, designado para a diocese de Fenyang. De 2005 a 2010, obteve a licenciatura em Teologia Dogmática na Universidade de Sankt Augustin dei Verbiti, na Alemanha. De volta à sua diocese, foi vice-pároco, depois responsável pelo Centro Pastoral e, finalmente, vigário geral. Em 19 de julho, foi eleito bispo, posteriormente confirmado pela nomeação do Papa Francisco.
The post China: ordenado Bispo da nova diocese de Lüliang appeared first on Gaudium Press.