InícioNotícias da IgrejaA descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora

A descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora

Published on

Em Pentecostes, o matrimônio místico de Maria com o Paráclito se sublimou, e a Ela foi conferida uma maior plenitude de dons.

Pentecostes1

Redação (26/05/2023 19:31, Gaudium Press) O Paráclito queria plasmar primeiro no Coração de sua Esposa aquilo que cogitara em sua mente divina. Nossa Senhora meditou e modelou em seu Coração como deveria ser a Igreja em todos os seus detalhes e instituições: os esplendores do Papado, as variadas vias de santidade, a beleza da Liturgia, a riqueza de carismas das Ordens Religiosas… enfim, tudo quanto desabrocharia a partir da efusão do Espírito Santo. Quando Ela completou sua meditação, faltava-Lhe apenas dispor dignamente as almas dos Apóstolos para o memorável acontecimento.

O estopim de Pentecostes

Uma das práticas habituais naqueles dias consistia em lerem em conjunto passagens das Escrituras que tratavam sobre o Messias e depois ouvirem um comentário de São Pedro ou São João, previamente orientados por Nossa Senhora.

Em certa ocasião o Apóstolo Virgem, tomado de entusiasmo, pediu a Maria que dissesse algumas palavras. Ela tratou sobre a vocação grandiosa que eles possuíam de propagar a Igreja por todo o mundo e os frutos que dessa expansão adviriam. A cada nova narração o entusiasmo de seus ouvintes crescia a ponto de, tomados pela graça, esquecerem-se completamente das perseguições que os ameaçavam e estarem prontos para receber o Dom de Deus!

Nesse auge de fervor, “de repente veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados” (At 2, 2). Logo apareceram as línguas de fogo descritas nos Atos dos Apóstolos, as quais se uniram e pousaram sobre Nossa Senhora, repartindo-se em seguida entre os presentes.

Os discípulos se abraçavam com um afeto nunca manifestado. Grande consolação e alívio indescritível pervadiram a alma de Maria ao ver aqueles que poucos dias antes estavam à beira do desânimo serem confirmados em graça para o cumprimento heroico de sua missão. Desses homens comuns, entregues a seus próprios interesses, em breve surgiriam, pela ação irrefreável do Espírito Consolador, Santos que marcariam a História e fariam desabrochar a árvore esplendorosa, formosa e imortal da Igreja.

Mas foi a Santíssima Virgem quem atraiu o Paráclito à terra! Quando a devoção a Maria atingiu o píncaro e os discípulos passaram a considerar todas as coisas com Ela, por Ela e n’Ela, o Espírito Santo tantas vezes prometido por seu Divino Filho Se dignou descer dos Céus, trazendo essa graça transformante. Quis a Trindade Beatíssima agir assim: o Pai atuou como profeta no Antigo Testamento, fazendo anúncios e promessas; o Filho confirmou a palavra do Pai por meio de sinais e conquistou sua realização a preço do Sangue Preciosíssimo vertido na Paixão; e coube ao Espírito Santo cumprir essas promessas e as perpetuar na Igreja.

Pentecostes e Nossa Senhora

O Espírito Santo é essencialmente Amor. Sua virginal Esposa, seu alter ego, para ser semelhante a Ele só poderia ter a alma toda feita de amor. E o encontro desses dois amores gerou a graça inédita que transformou homens pusilânimes em verdadeiros heróis da Fé!

A chama que pousou sobre cada Apóstolo representava, no fundo, a graça a eles concedida da certeza de quanto Deus e Nossa Senhora os amavam.

Depois de haver desposado Maria Santíssima na Anunciação, o Espírito Santo jamais cessou de amá-La como perfeito Esposo, nem de A cumular de seus agrados e dádivas.

Em Pentecostes, porém, esse matrimônio místico se sublimou, e a Ela foi conferida uma maior plenitude de dons. Como conceber uma plenitude maior na criatura “cheia de graça” que a cada instante, sobretudo após a Encarnação, já possuía a plenitude das plenitudes?

Embora se possa afirmar, sem a menor sombra de dúvida, que até aquele momento Nossa Senhora tinha correspondido eximiamente a todas as graças recebidas ao longo da vida, a descida do Espírito Santo descortinou para Ela um novo horizonte de santidade, o qual marcaria em sua pessoa a nova era que começava para a humanidade.

Maria Se assemelhava a um oceano finito capaz de abarcar o infinito, como o prova a própria Encarnação: Aquele a quem os Céus não podiam conter, veio morar em seu castíssimo seio! Para Ela não havia limite de dons e virtudes; era passível de progredir no mundo sobrenatural de maneira inimaginável, devido ao constante crescimento de suas relações com a Santíssima Trindade.

O Paráclito A habitava por inteiro e a Ela havia Se unido de maneira tão íntima e profunda que ambos formavam, por assim dizer, um só espírito: o Consolador tudo realizava por meio de sua Esposa e em seu interior gerava todas as graças. Mas era preciso que Nossa Senhora fosse como que introduzida no seio da Santíssima Trindade a fim de, daí em diante, atuar com a força e a intensidade das Três Pessoas Divinas, para o benefício da Igreja. Isso só seria possível através do Espírito Santo, pois o vínculo existente entre os dois Lhe comunicava todos os direitos de seu Esposo místico, permitindo-Lhe agir em nome d’Ele e com seu mesmo poder.

Em Pentecostes a força divina que ali palpitava desabrochou e se expandiu para o Colégio Apostólico, e todos passaram a participar dos dons, virtudes e carismas da alma de Nossa Senhora; em suma, tornaram-se um desdobramento d’Ela para o mundo. E, como eles renasceram no Coração de Maria pela ação do Espírito Santo, sua missão ficou ligada a Ela para sempre.

Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP

Texto extraído, com adaptações, do livro Maria Santíssima! O Paraíso de Deus revelado aos homens.

The post A descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

“O cristão deve irradiar esperança, ser semeador de esperança”, exorta Papa Francisco

The post “O cristão deve irradiar esperança, ser semeador de esperança”, exorta Papa Francisco...

São Dâmaso I – papa

Dâmaso, de origem espanhola, nascido pelo ano de 305, papa de 366 a 384,...

Quarta-feira da 2ª Semana do Advento

(roxo, pref. do Advento I ou IA – ofício do dia) O Senhor vai chegar...

Papa Francisco nomeia Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa

Padre Rui Augusto Jardim Gouveia sucederá Dom Joaquim Augusto da Silva Mendes, que pediu...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...