InícioNotícias da IgrejaA Santíssima Trindade: Um mistério revelado pelo Homem-Deus

A Santíssima Trindade: Um mistério revelado pelo Homem-Deus

Published on

Deus manifesta seu inesgotável amor pelos homens abrindo-lhes as portas do convívio trinitário por meio da obra redentora de seu Filho. Adaptando-Se a nós com extrema compaixão, o Deus Trino faz com que, em certas ações, o “timbre” de uma Pessoa seja mais perceptível que o das outras duas. Assim, ao Pai se atribui geralmente a criação; ao Filho, a redenção; ao Espírito Santo, a santificação.

Santissima Trindade

Redação (26/05/2024 08:40, Gaudium Press) A Encarnação do Verbo revelou aos homens um mistério reservado para a plenitude dos tempos: a existência de Três Pessoas na unidade divina. Deus é uma Trindade! Tão sublime realidade transcende os critérios humanos, iluminando-se apenas pela fé: a única essência de Deus é o Pai que eternamente gera o Filho no conhecimento perfeito e pleno de Si mesmo, fazendo proceder o Espírito Santo da relação amorosa entre ambos.

Este conhecer e este amar divinos são infinitos, inseparáveis e completíssimos. Desse modo, cada uma das Três Pessoas é igual à própria essência divina, e Elas em nada dividem sua unidade perfeita, distinguindo-Se entre Si tão só pelas relações

mútuas. Por isso a vida trinitária não altera a cristalina simplicidade e unidade divinas, mas com ela se identifica.

Pelo fato de gerar, somente à Primeira Pessoa cabe o título de Pai; pelo fato de ser gerado, somente a Segunda Pessoa merece ter por nome Filho ou Verbo; pelo fato de proceder de ambos, a Terceira Pessoa chama-Se Espírito Santo, encerrando esse

circuito misterioso, esfuziante de luz e de glória que é a Trindade. Nenhuma outra diferença distingue os Três que são Um! E nisto consiste a vida plena de Deus. O Pai é o princípio de toda a deidade, segundo a expressão de Santo Agostinho. Ora, plenamente capaz de conhecer-Se, Ele seria “infeliz”, por assim dizer, se não explicitasse por completo a Si mesmo, pois não há perfeita felicidade quando a natureza não realiza aquilo que lhe é próprio.

Conhecendo-Se, o Pai exprime a Si mesmo por completo no seu eterno Verbo, o qual é tão perfeita Imagem do Pai (cf. Hb 1, 3) que erraria quem afirmasse que Eles constituem dois incomensuráveis, dois incriados e dois onipotentes. Pelo contrário, os Dois são um só incomensurável, um só incriado e um só onipotente, conforme nos ensina a antiga e poética profissão de fé atribuída a Santo Atanásio. Então, o que diferencia o Pai do Filho se Eles são iguais em tudo? Apenas suas relações opostas: o Pai gera o Filho, e o Filho é gerado pelo Pai.

Em uma palavra, o que define o Pai é gerar: ser a Pessoa Divina que sem interrupção, desde toda a eternidade e para toda a eternidade, está continuamente gerando o Filho, comunicando a plenitude de sua própria divina natureza, esgotando-Se por via intelectiva de maneira a não restar nada a dar de Si. Essa propriedade do Pai, de ser Aquele que gera, indica um perpétuo comunicar-Se dentro da Trindade pelo fato de não proceder de nenhuma outra Pessoa Divina mas ser a origem das outras duas. Donde se pode dizer que o Pai, além de força infinita de Deus para conhecer-Se a Si mesmo, é também a aspiração de Deus de ser totalmente conhecido, de comunicar-Se.

Quanto ao Filho, São Tomás O define como “emanação intelectual” do Pai. Uma vez que, em Deus, o ser e o entender são idênticos à essência divina, do ato de inteligência do Pai é gerada a Segunda Pessoa, a qual tem por próprios os títulos de Filho e de Verbo. Por essa razão, na primeira manifestação pública da Trindade aos homens, durante o Batismo de Jesus no Jordão, bem como no alto do monte da Transfiguração, o Pai quis Se manifestar pela voz, indicando que ali estava sua Palavra, seu Verbo, em quem Ele havia posto toda a sua complacência.

O Espírito Santo, por sua vez, procede do relacionamento amoroso que se estabelece de imediato entre o Pai e Filho. Como o Pai conhece plenamente o Filho e o Filho conhece plenamente o Pai, e ambos são o Bem substancial, os Dois Se amam e dessa relação pura, sublime e afetuosa procede o Espírito Santo, que é o Amor Pessoal.

Deus é glorificado em suas obras

Em seu contínuo processo trinitário, chamado pelos teólogos de pericórese, o Deus Uno e Trino goza do auge infinito de toda bem-aventurança imaginável. As Três Pessoas encontram suas delícias nessa vida eterna que consiste em estar indissoluvelmente unidas, olhar-Se e querer-Se bem!  Nada Lhes falta.

Todavia, como o bem é eminentemente difusivo e tem prazer em comunicar-se, a Trindade tomou a livre decisão de criar o universo, constituído de uma plêiade incontável de criaturas díspares e complementares, muitas das quais, como os Anjos, escapam ao conhecimento sensitivo dos homens. Deus tudo fez com tanta grandeza, proporção e harmonia que, ao conceber cada ser, dotou-o de uma razão de existir, de um simbolismo e de uma finalidade. Nenhum, por menor que seja, foi criado a esmo.

O conjunto da criação tem como fim supremo engrandecer seu Artífice, como reza o Salmo: “Narram os céus a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra de suas mãos” (18, 2). O Criador quis comunicar sua bondade e seu encanto às obras de suas mãos. Entre elas, contudo, existe uma ordem estabelecida. Algumas, como dito acima, espelham-No de modo longínquo. São os denominados vestígios divinos, entre os quais se contam as criaturas irracionais: animais, vegetais e minerais. Outras, porém, chamadas a refleti-Lo de maneira mais perfeita, participam em algo de sua própria vida pela capacidade de conhecê-Lo e amá-Lo, assim como de acolhê-Lo em seu coração enquanto verdadeiros templos santos.

Estes são os seres inteligentes: os Anjos e os homens. Eis a hierarquia sublime da criação! No píncaro do universo, como ponto monárquico que lhe dá sentido e brilho, está Jesus Cristo, o Verbo Encarnado. Ele desponta como o mais belo entre os filhos dos homens, o Alfa e o Ômega, o arquétipo ideal que refulge acima dos Anjos.

A Santíssima Trindade, como bem sabemos, age sempre por amor e em perfeita concomitância; os Três são inseparáveis na economia da salvação. Todavia, para que pudéssemos melhor conhecer a diversidade das Pessoas Divinas, suas intervenções levam uma marca trinitária. Todo homem ou mulher, por exemplo, é capaz de três amores: filial, esponsal e paterno ou materno. Ademais, adaptando-Se a nós com extrema compaixão, o Deus Trino faz com que, em certas ações, o “timbre” de uma Pessoa seja mais perceptível que o das outras duas. Assim, ao Pai se atribui geralmente a criação; ao Filho, a redenção; ao Espírito Santo, a santificação.

Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP

Extraído, com adaptações, de: Maria Santíssima! O Paraíso de Deus revelado aos homens, v. 2.

The post A Santíssima Trindade: Um mistério revelado pelo Homem-Deus appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Segunda-feira da 11ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) Escutai, Senhor, a voz do meu apelo. Sede meu amparo;...

Santo Adolfo de Osnabrueck, bispo

Adolfo nasceu por volta de 1185, filho do conde vestfaliano Simão de Tecklenburg. Foi...

Direita intelectualmente despreparada

Os brasileiros que aborrecem as ideologias, que repugnam tudo que contrasta os valores cristãos...

11° Domingo do Tempo Comum

(verde, glória, creio – 3ª semana do saltério) Escutai, Senhor, a voz do meu apelo....

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...