18.1 C
São Paulo
sexta-feira, dezembro 3, 2021

Abadia de Säben: religiosas se despedem

As religiosas beneditinas oraram e trabalharam na Abadia de Säben ou Mosteiro de Sabiona​, no Tirol do sul, norte da Itália, por 335 anos.  

Redação (23/11/2021 18:49, Gaudium Press) Em 1685, as primeiras cinco freiras beneditinas do Mosteiro Nonnberg, em Salzburgo, mudaram-se para Säben. No último domingo – 336 anos depois – Mons. Ivo Muser, bispo da Diocese de Bolzano-Bressanone, se despediu das duas últimas religiosas que habitavam neste mosteiro. Após a missa, a abadessa entregou as chaves do mosteiro ao bispo.

Em 1996, quando a Ir. Maria Ancilla Hohenegger foi eleita abadessa, o mosteiro contava com 18 irmãs. Este ano a comunidade de Säben tinha três irmãs, duas das quais com votos solenes.

“De acordo com o novo documento pontifício, cinco religiosas professas deveriam estar presentes nas ordens femininas contemplativas para que uma boa vida comunitária seja garantida. É assim que os clérigos veem. Eu vejo de outra forma. Também temos uma boa vida comunitária em dois ou três”, afirmou a abadessa Maria Ancilla Hohenegger.

Por esse motivo, duas irmãs da Abadia de Säben foram deslocadas para a Abadia Cisterciense de Mariengarten e a outra transferida para a Abadia de Nonnberg, em Salzburgo.

As duas religiosas beneditinas de Säben são recebidas pelas Irmãs cistercienses de Mariengarten

As duas religiosas beneditinas de Säben são recebidas pelas Irmãs cistercienses de Mariengarten

“Säben ficou marcado pelo “ora et labora” das monjas beneditinas. A bênção que emanou deste lugar por meio de suas orações e trabalho não está perdida. Como bispo desta diocese, faremos tudo para garantir que Säben seja preservado como um lugar espiritual”, declarou Mons. Muser.

Por sua vez, Ir. Ancilla lembrou o verdadeiro significado de Säben, a “montanha sagrada do Tirol”: “Säben não é importante porque 550 irmãs viveram e trabalharam aqui, mas porque Deus é louvado e adorado, porque a morte e ressurreição de Nosso Senhor são celebradas. Podemos devolver o nosso mosteiro ao bispo confiantes de que ele continuará a servir para glorificação de Deus e, portanto, também na salvação das almas”.

The post Abadia de Säben: religiosas se despedem appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias