“Como os Reis Magos, ofereçamos nossas riquezas humanas, materiais e espirituais. Somos chamados a ser missionários para nós mesmos e para a Igreja universal”, afirmou Mons. Palmer-Buckle.

Mons. Charles Palmer-Buckle, Arcebispo de Gana – Foto: cbcgha.org
Redação (06/08/2025 10:12, Gaudium Press) Monsenhor Gabriel Charles Palmer-Buckle, Arcebispo da Arquidiocese de Cape Coast, em Gana, declarou que a Igreja Católica na África está vivenciando o crescimento mais acelerado entre todas as Igrejas do mundo continental.
Durante seu discurso na 20ª Assembleia Plenária do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM), realizada em Kigali, capital de Ruanda, o arcebispo Palmer-Buckle citou estatísticas recentes que mostram um crescimento significativo da Igreja no continente africano.
“A África é a Igreja continental que mais cresce no mundo. Atualmente, a população do continente é de 1,55 bilhão de pessoas, e a Igreja conta com aproximadamente 281 milhões de fiéis, ou seja, 21% da Igreja universal”, afirmou durante sua apresentação na quinta-feira, 31 de julho, sobre o tema: “Conhecer o SECAM; amar e apreciar o SECAM; apoiar o SECAM e participar de sua missão”.
540 dioceses, 758 bispos, 50.000 sacerdotes, 80.000 religiosos
O prelado disse que o continente conta com aproximadamente 540 dioceses, 758 bispos, quase 50.000 sacerdotes e mais de 80.000 religiosos e religiosas. Ele também observou que mais de 65% da população africana tem menos de 35 anos, o que representa um imenso potencial em termos de vitalidade, criatividade e zelo, embora também apresente certos desafios.
O arcebispo Palmer-Buckle enfatizou que essa rápida expansão da Igreja representa tanto uma oportunidade quanto uma responsabilidade, pois pode se tornar uma força orientadora nas sociedades africanas.
“Devido ao imenso potencial humano e natural da África, o continente se tornou palco de interesses geopolíticos e econômicos, bem como de guerras e conflitos indiretos. Essas realidades devem ser levadas em consideração no trabalho missionário da Igreja na África”, afirmou.
A XX Assembleia Plenária do SECAM, realizada de 30 de julho a 4 de agosto, teve como tema “Cristo, fonte de esperança, reconciliação e paz”. Dom Palmer-Buckle, de 74 anos, exortou os bispos africanos a investirem plenamente no crescimento da Igreja, expandindo-a além das fronteiras do continente.
Ele defendeu um compromisso renovado com a pesquisa acadêmica e os estudos teológicos, que, segundo ele, devem ser integrados à formação eclesiástica nos seminários.
O prelado exortou a Igreja na África a abraçar plenamente sua vocação missionária dentro da Igreja universal, compartilhando seus recursos vocacionais, seu dinamismo e criatividade, estimando que é hora de a Igreja africana reconhecer seu papel profético e agir com determinação.
Em uma época de secularização, a Igreja africana cresce em fé e vocações
“Em uma época de secularização, descristianização e declínio da Igreja cristã no Ocidente, a África experimenta um crescimento extraordinário na fé e nas vocações cristãs, acredito que é hora de o SECAM e a Igreja na África se unirem”, afirmou.
Animando os líderes da Igreja africana a compartilhar generosamente seus dons com a Igreja no mundo, ele declarou: “Como os Reis Magos, ofereçamos nossas riquezas humanas, materiais e espirituais. Temos muito a oferecer”.
Monsenhor Palmer-Buckle convidou os fiéis católicos da África a redescobrirem sua vocação única e a responderem ao chamado do Espírito Santo para apoiar a Igreja, compreendendo que Deus sempre teve um plano para a Igreja na África.
The post Arcebispo de Gana: a Igreja na África é a que mais cresce no mundo appeared first on Gaudium Press.