O Ano de São José, instituído pelo Papa, começou a ser vivido pelos fiéis católicos no dia 8 de dezembro de 2020 e vai até 8 de dezembro de 2021.
Cidade do México (29/12/2020, 15:40, Gaudium Press) Dom Rogelio Cabrera López, Arcebispo de Monterrey e presidente da Conferência do Episcopado Mexicano publicou no domingo da Sagrada Família uma vídeo-chamada oferecendo alguns conselhos para viver bem e com um fervor filial o Ano dedicado a São José que será vivido pelos fiéis católicos até o dia 8 de dezembro de 2021.
“Jesus, Maria e José, dou-vos o meu coração e a minha alma”
Dom Cabrera lembrou que “É grande o testemunho de fortaleza e perseverança, entre muitas outras virtudes, que a Sagrada Família nos dá, motivando-nos a não desanimar em nenhum momento”.
O Arcebispo ressaltou que esta celebração é “aquela que nos convida a fortalecer de maneira especial os laços de proximidade e de amor entre todos” e incentivou que fosse feita uma pequena e conhecida oração popular para estimular “o peregrinar de nossas famílias”:
“Jesus, Maria e José, dou-vos o meu coração e a minha alma”.
Com São José, dispor-se a ser instrumento de encorajamento em tempos de dificuldade
Ainda para incentivar a celebração do Ano de São José –que vai de 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021– o Presidente da CEM aconselhou os fiéis a “viver e fortalecer”, a “acolher e animar quem procura um amanhã melhor”, assim como a “fortalecer o papel do pai de família em todas as suas dimensões”.
O Arcebispo mexicano também animou a “ter uma vivência pessoal e comunitária da devoção a São José”, “dispondo-nos a sermos instrumentos de encorajamento em tempos de dificuldade”.
“A figura de São José, –homem sempre respeitoso–, nos ajudará a trabalhar pela integridade, liberdade e vida daqueles que estão ao nosso lado” afirmou também o Arcebispo em sua vídeo-mensagem.
São José foi um migrante atento, dedicado, protetor: cuidando de Jesus e Maria empreendeu missão no Egito com uma coragem cheia de virtude
Recordando a fuga da Sagrada Família para o Egito, Dom Cabrera López lembrou que São José também foi um migrante atento “cuidando de Jesus e de Maria teve que empreender sua própria aventura no Egito com coragem criativa”.
E, então, o Prelado incentivou a imitação do Protetor da Sagrada Família “já que São José é um santo padroeiro especial para todos aqueles que têm que deixar suas terras por causa de guerra, ódio, perseguição e miséria”.
Tenham uma imagem bendita de São José para pedir sempre sua proteção e ajuda
“Na medida das possibilidades, procurem ter em cada casa e em cada templo a imagem bendita de São José para pedir a sua proteção e ajuda constante”, aconselhou por último o Presidente da Conferência Episcopal Mexicana. (JSG)
The post Arcebispo mexicano aconselha viver com fervor o “Ano de São José” appeared first on Gaudium Press.