Home / Notícias da Igreja / Boom de animais de estimação na China

Boom de animais de estimação na China

Cresce o mercado para animais de estimação, impulsionado principalmente pelas gerações mais jovens, que buscam assim preencher o vazio emocional de uma sociedade em que cada vez nascem menos filhos.

Foto: Karsten Winegeart/ Unsplash

Foto: Karsten Winegeart/ Unsplash

Redação (04/08/2025 14:44, Gaudium Press) Nos últimos anos, o setor de economia de animais de estimação na China cresceu exponencialmente, com previsão de atingir 811 bilhões de yuans (112,5 bilhões de dólares) em 2025, triplicando o crescimento de mercados internacionais, e alcançando 1,15 trilhão de yuans em 2028.

Em 2019, o mercado valia 221,2 bilhões de yuans. O número de empresas relacionadas ao setor também aumentou, com 70% das mais de 4,5 milhões registradas nos últimos três anos.

Jovens, especialmente das gerações nascidas entre 1990-1999 (41% dos proprietários em 2024) e pós-2000 (25,6% em 2024) durante a Política do Filho Único, impulsionam esse crescimento. Mudanças culturais, como solidão urbana devido ao ritmo de vida e instabilidade econômica, levaram muitos a optarem por pets em vez de casamento ou filhos, para preencher o vazio emocional. Até 2030, espera-se que o número de pets em cidades chinesas supere 70 milhões, enquanto o de crianças menores de quatro anos caia abaixo de 40 milhões.

Nos últimos cinco anos, o número de animais de estimação nas cidades da China cresceu aproximadamente 50%. A situação de isolamento por causa do confinamento durante a pandemia de COVID-19 tem levado as pessoas a reconsiderarem o valor emocional dos cães e gatos e a tratá-los como autênticos membros da família, como se fossem seus filhos, aumentando a humanização e o consumo de produtos de alta qualidade.

Em 2024, foram gastos 300 bilhões de yuans em pets nas cidades, com crescimento anual de 7,5% e gasto médio de 6.000 yuans por proprietário. O mercado de alimentos para pets cresceu 4,6% para cães e 10,7% para gatos, com demanda por produtos frescos e variados. Existem empresas que se especializaram na venda de refeições pré-embaladas, lanches, produtos de padaria ou doces personalizados para animais. Há inclusive lojas que oferecem pacotes diários, incluindo pratos principais frescos de carne ou peixe, sopas e acompanhamentos.

Roupas personalizadas para pets, com crescimento previsto de 10% ao ano até 2027, e produtos tecnológicos, como colares com IA capazes de monitorar o estado de saúde do animal, incluindo o índice de estresse, e GPS, também estão em alta. Serviços de luxo, como hotéis com suítes com ar-condicionado, aulas de ioga e spas para pets, com acupuntura e hidroterapia, ganham popularidade. Desodorantes, dispensadores de alimentos e água, camas e brinquedos inteligentes para pets são outros exemplos de produtos cujas vendas dobraram nos últimos tempos.

Com informações Asianews

The post Boom de animais de estimação na China appeared first on Gaudium Press.