Home / Notícias da Igreja / Campos dos Goytacazes: Igreja centenária de Nossa Senhora da Lapa é alvo de vandalismo

Campos dos Goytacazes: Igreja centenária de Nossa Senhora da Lapa é alvo de vandalismo

O espaço religioso da Igreja Nossa Senhora da Lapa foi alvo de invasão e depredação. A imagem de Nosso Senhor dos Passos teve a cabeça arrancada e a coroa de espinhos roubada.

Fotos: screenshot/ Edvar Júnior/ Instagram

Fotos: screenshot/ Edvar Júnior/ Instagram

Redação (30/06/2025 15:30, Gaudium Press) A Igreja Nossa Senhora da Lapa, localizada no bairro Lapa, em Campos dos Goytacazes-RJ, foi alvo de vandalismo e roubo na madrugada deste domingo (29).  A cabeça de uma antiga imagem do Nosso Senhor dos Passos (Jesus Cristo) foi arrancada e jogada ao chão.  Foi furtada a coroa de espinhos.  Os funcionários da igreja que chegaram para a missa na manhã deste domingo registraram toda a situação lamentável. Uma missa de desagravo foi conduzida pelo Frei Francisco Maria.

igreja nossa senhora da lapa campos

“Essa violação parece muito mais um ato de depredação do que, de fato, um furto ou roubo. Nada de valor foi levado, apenas destruíram tudo. Graças a Deus, o altar não foi profanado, nem o Santíssimo. Enfim, é o preço por professarmos a nossa fé”, declarou Frei Francisco.

Edvar Júnior, subsecretário de turismo de Campos dos Goytacazes, divulgou o ato nas redes sociais.  Em um vídeo, ele exibiu os danos causados à igreja.  De acordo com Edvar, os delinquentes destruíram a imagem, levaram a âmbula, o cálice, todos os vasos sagrados, todas as torneiras, o ventilador e a caixa de som, além de deixarem uma vela acesa dentro do armário.

vandalismo RJ

A Diocese de Campos publicou a seguinte nota:

A Diocese de Campos informa que, na manhã deste domingo (29/06), quando a Igreja celebra a Solenidade de São Pedro e São Paulo, o espaço religioso da Igreja Nossa Senhora da Lapa foi alvo de invasão e depredação. O ato foi descoberto pelo funcionário da instituição Santa Casa de Misericórdia de Campos, que é a responsável pelo prédio. Infelizmente é mais uma ação de violação do espaço sagrado, pois durante a invasão a imagem de Nosso Senhor dos Passos teve a cabeça arrancada e a coroa de espinhos roubada. O sacrário não chegou a ser profanado.

Este ato é o segundo registrado no território da Diocese de Campos neste ano de 2025. Desde o ano de 2019 a quantidade de atos de vandalismo atingiu 31 casos. Na Igreja de Nossa Senhora da Lapa a Diocese de Campos faz utilização do espaço sagrado para as celebrações de Missas dominicais. O Frei Francisco Júdice presidiu, nesta manhã, a Santa Missa de Desagravo. Que corresponde a um ato litúrgico da Igreja realizado em resposta a ofensas a Deus, como profanações e vandalismo. Os objetos do prédio que foram roubados, devem ser divulgados pela instituição mantenedora, neste caso a Santa Casa de Misericórdia.

Campos dos Goytacazes, 29 de junho de 2025

+ Dom Roberto Francisco Ferreira Paz

Bispo Diocesano de Campos

Monsenhor Leandro de Moraes Diniz

Vigário-geral Diocese de Campos

The post Campos dos Goytacazes: Igreja centenária de Nossa Senhora da Lapa é alvo de vandalismo appeared first on Gaudium Press.