O programa Fantástico da Rede Globo de Televisão, há um mês, transmitiu dois programas sucessivos, nos dias 20 e 27 de outubro deste ano, veiculando diversas inverdades contra a Associação Arautos do Evangelho. No último programa, surpreendeu a inserção de uma carta do bispo de Ituiutaba (MG) Dom Irineu Andreassa, OFM com data de 25 de outubro. O programa comenta que o prelado “não recomenda a adesão dos fiéis católicos” aos Arautos e que “agem de má fé, induzindo as pessoas de boa fé ao engano e à dúvida”. Na realidade, a verdade é outra.
No contexto de perseguição religiosa que abate a Igreja nos últimos tempos, uma das táticas das hostes anti católicas é incitar o ódio entre os próprios fiéis e seus legítimos pastores. Nesse sentido, comentou o Papa Emérito Bento XVI que a pior perseguição que possa existir, seria aquela que envolvesse os próprios católicos. E tal perseguição interna não pode prosperar, é claro, sem a colaboração de agentes externos.
Precisamente foi esse o embuste empregado pelo programa do Fantástico ao insinuar que os Arautos do Evangelho estivessem, de uma parte, em oposição aos Pastores da Igreja, ao mesmo tempo que estes (menciona apenas um na realidade) estariam em desacordo com a entidade. Pois bem, tal foi o efeito falacioso da reportagem que até mesmo a revista católica Vida Nueva (da Espanha), entre outros, veiculou que Dom Irineu Andreassa discordasse da atuação da entidade em sua Diocese. Com efeito, trata-se de uma absoluta falsidade comprovada pelos fatos.
A verdade é que os Arautos do Evangelho sempre procuram desempenhar suas ações evangelizadoras e caritativas em total harmonia com as autoridades eclesiásticas e civis, recebendo delas milhares de cartas de recomendação por todo o orbe. O autêntico espírito eclesial pode ser comprovado no próprio episódio em questão, pois dois membros da Associação se dirigiram respeitosamente ao bispo local, na Catedral de Ituiutaba, no dia 19/10/2019, para um diálogo fraterno, atendendo com prontidão às ponderações do prelado.
Uma das últimas cartas contendo elogios à Associação, a contrario sensu, foi enviada pelo próprio bispo de Ituiutaba, na qual esclarece o imbróglio que envolveu a sua Diocese e os Arautos do Evangelho. Desse modo, pois, restabelece a verdade.
Na missiva remetida para esta Associação no dia 18 de novembro, Dom Andreassa esclarece desde logo que a sua carta foi manipulada “de maneira incauta”, de modo a criar confusão na mente dos fiéis. Eis as suas palavras iniciais:
“Vimos por meio desta, esclarecer que o documento apresentado pela Rede Globo de televisão no dia 20/10/2019 [na realidade dia 27], não foi com o nosso conhecimento e não teve a nossa aquiescência, sendo certo que, a utilização do referido documento por aquela emissora está completamente fora do contexto das razões que o originaram e muito longe de fundamentar as reportagens transmitidas, já que de maneira incauta, tentou vincular injustamente a nossa Diocese com as respectivas matérias televisivas”.
O prelado franciscano manifestou ainda seu repúdio à maneira como o tema foi tratado pelo programa do Fantástico: “Resta consignar que não compactuamos de maneira alguma com a forma pela qual as referidas reportagens foram exibidas pela Rede Globo de televisão, pois de maneira feroz e sem pudor algum, disparou contra a moralidade da Igreja Católica Apostólica Romana e seus fiéis”.
Além de ter colocado os telespectadores em equívoco sobre as ações pastorais dos Arautos do Evangelho o prelado atestou que “o programa do Fantástico de 27 de outubro de 2019 fez acreditar que havia uma retaliação aos Arautos do Evangelho, pelo Bispo de Ituiutaba”.
Em seguida, repelindo o teor das falaciosas acusações contra a Associação, asseverou: “Isso sim foi maldoso e descabido, […] desencadeando uma iminente divisão entre os cristãos. Mais ainda, criaram factoides, como se Bispos da Igreja não aceitassem os Arautos do Evangelho”.
Nessa esteira, Dom Irineu quis ainda ressaltar o quilate do desserviço que a mídia pode causar à sociedade e à Igreja, promovendo a discórdia entre os seus membros e seus pastores: “Por isso, nós repudiamos de maneira veemente essa vinculação [feita] pela Emissora de TV Rede Globo, […] colocando as palavras do Bispo fora do contexto, e assim fazendo parecer que a Diocese de Ituiutaba e seu Bispo acusam os Arautos do Evangelho. ISSO NÃO É VERDADE [destaque do original]”.
Esclarecendo ainda as “palavras fora do contexto”, Dom Irineu demonstrou a sua consideração para com os Arautos, repudiando mais uma vez a tática sensacionalista de colocar os católicos uns contra os outros: “Não temos nada contra a história e serviços prestados por essa Associação, […] pois as matérias da maneira que foram feitas, acabaram por colocar muitos cristãos em dúvidas e põe em xeque as ações e obras da Igreja Católica Apostólica Romana”.
Por fim, o prelado utilizou-se de uma sugestiva passagem dos Atos do Apóstolos (5,38-39): “Se esta obra é de homens, não triunfará. Mas se é de Deus, não a combatais, pois estareis combatendo o próprio Deus” [destaque no original]. Num contexto em que Igreja é cada vez mais perseguida, esta lição dos Atos dos Apóstolos, sublinhada pelo Bispo de Ituiutaba, não pode ser mais atual…
___________________________________
1.Cf. Aiuto alla Chiesa che soffre. Perseguitati più che mai. Focus sulla persecuzione anticristiana trai il 2017 e il 2019. Online: https://acs-italia.org/wp-content/uploads/ACN-Perseguitati-piu%CC%80-che-mai_ITA_web.pdf