InícioNotícias da IgrejaCriminalização ‘via judicial’ do clero na Nicarágua?

Criminalização ‘via judicial’ do clero na Nicarágua?

Published on

Nos últimos dias, dois sacerdotes foram acusados e presos.

Foto: Eskay Lim /Unplash

Foto: Eskay Lim /Unplash

Redação (25/07/2022 16:55, Gaudium Press) O regime de Ortega, cada vez mais cruel com a Igreja e revelando seu próprio rosto, parece ter iniciado a criminalização do clero por via judicial. Isso com os casos dos sacerdotes Manuel Salvador García, pároco da igreja de Jesús Nazareno de Nandaime, em Granada, e de Dom José Leonardo Urbina, vigário episcopal em Boaco, detido em 13 de julho nesta cidade, a pouco mais de 80 quilômetros a nordeste de Manágua.

O Padre García foi acusado pelo regime de ter agredido uma mulher, apesar da suposta vítima não ter apresentado queixa e negado que o sacerdote a tenha agredido intencionalmente, o que foi ratificado pela filha mais nova da mulher, de 15 anos, que acompanhava sua mãe no dia dos fatos na paróquia. O sacerdote foi condenado a 4 anos e 8 meses de prisão.

Agora é o caso de Dom Urbina, acusado de abuso sexual, com o estupro de uma menor de 12 anos, em fatos que teriam supostamente ocorridos em seu carro.

Após a acusação, Dom Urbina foi rapidamente transferido para Manágua, para ser julgado. No dia em que o processo começou, relata La Gaceta, o regime de Ortega publicou uma foto das testemunhas contra o sacerdote, o que permitiu a Jaime Ampie, ex-preso político da ditadura agora no exílio, identificar entre elas a vereadora sandinista Reina Oporta, que já havia acusado falsamente Ampie de atirar em protestos contra o regime. Ela “se prestou como falsa testemunha em acusações contra opositores”, afirma a mídia nicaraguense 100% Noticias.

Além disso, “o investigador, o acusador, as testemunhas e a pessoa que julgará Monsenhor José Leonardo Urbina Rodríguez vêm da mesma estrutura territorial da Frente Sandinista em Boaco, isso é confirmado a 100% Noticias pelos moradores da área”, assegura esta mídia em 14 de julho passado.

Os outros acusadores de Monsenhor foram identificados pelo ex-preso político Ampie como membros dos Conselhos do Poder Cidadão (os olhos do regime nos bairros), da zona da Frente Sandinista de Libertação Nacional e da Juventude Sandinista, um dos braços paramilitares do regime.

No dia 21 passado, foi realizada a audiência inicial do processo, na qual a acusação alegou ter nove testemunhas, incluindo os depoimentos da avó e da mãe da menor, que depuseram na audiência contra o sacerdote.

A data da audiência de julgamento ainda não foi definida. Enquanto isso, Dom Urbina permanecerá na prisão.

The post Criminalização ‘via judicial’ do clero na Nicarágua? appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Giotto e Dante Alighieri

No fim da Idade Média, houve dois artistas nascidos em Florença, Itália, que marcaram...

Conceito de ‘família’ poderá ser alterado com a atualização do Código Civil

Segundo diversas entidades juristas católicos, caso as mudanças propostas sejam aprovadas, haverá um impacto...

No próximo domingo, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial das Vocações

A Igreja Católica Universal celebrará o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo...

Papa nomeia o pároco Gherardo Gambelli como Arcebispo de Florença

Depois de 16 anos no cargo, o Papa Francisco aceitou a renúncia do Cardeal...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...