InícioNotícias da IgrejaDefender elefante por ser uma pessoa?

Defender elefante por ser uma pessoa?

Published on

Um grupo de direitos dos animais entrou com um processo no Tribunal Superior do Estado de Nova York para obter o reconhecimento legal da elefanta Happy como pessoa.

Imagem ilustrativa: wikipedia

Imagem ilustrativa: wikipedia

Redação (22/05/2022 09:55, Gaudium Press) O Nonhuman Rights Project, uma organização de direitos dos animais, quer obter habeas corpus para “Happy”, uma elefanta de 51 anos do Zoológico do Bronx, argumentando que é um animal autônomo e cognitivamente complexo, com mesmo direito de proteção à liberdade que os seres humanos têm, contra prisão ilegal. Em Nova York, a lei de habeas corpus não define “pessoa”, e a elefanta deveria ser reconhecida como tal. “Está na hora de animais não-humanos como Happy serem vistos, não como uma coisa, mas como uma pessoa com direitos,” afirmou à Reuters Steven Wise, fundador e presidente do grupo Nonhuman Rights Project.

Esta ONG declara que Happy está sendo ilegalmente confinada a um espaço de 4.000 m2 e que deve ser posta em um espaço de 9.308 m2 ; afinal, ela não é uma coisa, mas deve ser considerada como uma pessoa que tem capacidade para direitos.

“Ela tem o direito de exercer suas escolhas e decidir com quem quer estar, para onde ir, o que fazer e o que comer. E o zoológico a proíbe de tomar qualquer uma dessas decisões por si mesma”, disse a advogada da ONG, Monica Miller, à Associated Press, em 18 de maio.

Em primeira instância, a Suprema Corte de Nova York rejeitou o pedido do NhRP e disse que Happy é “um ser inteligente com habilidades analíticas avançadas semelhantes às dos seres humanos”, e lembrou “que os animais não são ‘pessoas’ com direitos e proteções concedidos pelo pedido de habeas corpus.

No entanto, o NhRP decidiu recorrer e levar o caso ao mais alto tribunal do estado. A decisão sobre este caso será proferida pelo Tribunal de Apelações nos próximos meses.

Realmente, o mundo caminha para uma inversão total de valores: protegem-se os animais a ponto de querer considerá-los pessoas e, ao mesmo tempo, exige-se a matança legal de seres humanos inocentes no ventre da mãe, alegando que são coisas…

Quando os homens se afastam de Deus, reina a insanidade…

The post Defender elefante por ser uma pessoa? appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Quarta-feira da 8ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) O Senhor tornou-se meu protetor e me conduziu para um...

Arquidiocese do México é consagrada ao Sagrado Coração de Jesus

A celebração, que ocorreu na Basílica de Guadalupe, na Cidade do México, teve por...

O mundo precisa da África

Por ocasião do 61º Dia da África, o Cardeal Parolin afirmou que África é...

Terça-feira da 8ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) O Senhor tornou-se meu protetor e me conduziu para um...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...