Dom Thibault Verny foi nomeado presidente da Comissão Pontifícia para a Tutela dos Menores pelo Papa Leão XIV. O arcebispo de Chambéry, bispo de Maurienne e Tarentaise, na Saboia, sucede ao Cardeal Sean O’Malley, que atingiu a idade limite. Na França, ele era responsável pela luta contra os crimes de abusos a menores.

Dom Verny. Foto: Vatican news
Redação (06/07/2025 10:54, Gaudium Press) Dom Thibault Verny, 59 anos, foi nomeado presidente da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, neste sábado, 5 de julho, pelo Papa Leão XIV. Ele colocará sua experiência francesa a serviço da Igreja universal, mantendo suas responsabilidades diocesanas. Presidente do Conselho de Prevenção e Combate à Pedofilia da Conferência Episcopal até junho passado, ele passou esta função para Mons. Gérard Le Stang, bispo de Amiens, eleito por seus pares durante a última assembleia plenária.
Primeiro na diocese de Paris, depois na conferência dos bispos, Dom Thibault Verny participou ativamente da luta contra os abusos na Igreja, dedicando seu tempo a ouvir e acompanhar as vítimas, bem como à necessária interação com as autoridades civis e judiciais.
Ele vê, assim, em sua nomeação, uma forma de reconhecimento do trabalho realizado pela Igreja da França com a criação da CIASE (Comissão Independente sobre Abusos Sexuais na Igreja), até a publicação do relatório em outubro de 2021 de seu presidente Jean Marc Sauvé e a instituição do Inirr, órgão responsável pela reparação e indenização das vítimas.
“Sinto-me honrado pela confiança que (o Papa) deposita em mim, plenamente consciente da tarefa séria e crucial confiada à Comissão: ajudar a Igreja a tornar-se cada vez mais vigilante, responsável e compassiva na sua missão de proteger os mais vulneráveis ‘entre nós’, afirmou ele em um comunicado divulgado neste sábado.
Dom Verny manterá suas funções como arcebispo de Chambéry, Tarentaise e Maurienne.
The post Dom Thibault Verny nomeado presidente da Comissão para a Tutela dos Menores appeared first on Gaudium Press.