InícioNotícias da IgrejaDuas comunhões escandalosas: a da esposa de Macron e a da Pelosi

Duas comunhões escandalosas: a da esposa de Macron e a da Pelosi

Published on

Aquele que o come e o bebe indignamente, sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação (1Cor 11, 29).

comunhao

Redação (12/12/2024 10:12, Gaudium Press) Os meios de comunicação registraram o momento em que Brigitte Macron, a companheira do atual presidente francês Macron, se aproximou para receber a comunhão na missa de reinauguração da Catedral Notre-Dame de Paris.

Entretanto, a situação conjugal da esposa do presidente é de conhecimento público: ela se casou com André-Louis Auzière em junho de 1974, com quem tem três filhos. Ela se separou em 1994 e se divorciou em 2006. Um ano após o divórcio, ela contraiu união civil com seu ex-aluno Macron. Seu primeiro marido faleceu em 2019.

Diante desse contexto, há duas possibilidades: ou após a morte de seu marido Auzière, ela regularizou sua situação perante a Igreja, ou o que ocorreu em Notre-Dame foi simplesmente uma comunhão sacrílega escandalosa, uma vez que “não sejam admitidos à sagrada comunhão os excomungados e os interditos, depois da aplicação ou declaração da pena, e outros que obstinadamente perseverem em pecado grave manifesto” (CIC can. 915).

Dado o escândalo gerado, os envolvidos devem esclarecer toda a situação, a fim de que a comunhão do Corpo e do Sangue de Cristo não se torne um mero ato social, pois “todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor; uma vez que aquele que o come e o bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação (1Cor 11, 27-29).

Recentemente tem sido notícia também a persistência de Nancy Pelosi, ex-presidente do Congresso dos EUA, em receber a comunhão sacramental.

O caso de Pelosi reveste-se de especial relevância porque ela, sendo uma ferrenha defensora do aborto, foi publicamente proibida por seu bispo, o Dom Salvatore Cordileone, de receber a comunhão, precisamente porque suas ações representam um “escândalo público”. A proibição do arcebispo Cordileone tinha por objetivo convidar a representante da Câmara a uma “conversão de coração”.

Porém, Pelosi é uma católica singular, ela possuiu uma religião adaptada a suas conveniências, e declarou ao National Catholic Register que continua a receber a comunhão apesar da proibição imposta por Cordileone: “De qualquer jeito, eu recebo a comunhão. Isso é problema dele, não meu”. Para ela, sua fé é uma relação pessoal com Cristo.

Na entrevista, ela também se referiu à renovação do acordo China-Vaticano, ao qual ela se opõe, e afirmou que transmitiu ao núncio as preocupações de vários congressistas a respeito.

Mas aqui vamos nós, comunhão para mulheres divorciadas (enquanto não se publique o contrário), e comunhão para abortistas proibidas por seu bispo. Tudo indica que há uma falta de catequese sobre o Santíssimo Sacramento do Altar.

The post Duas comunhões escandalosas: a da esposa de Macron e a da Pelosi appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Santo Ildefonso – arcebispo

Ildefonso é a forma original de Afonso, em espanhol, palavra de origem visigótica parecendo...

Santuário de Nossa Senhora do Rocio recebe imagem peregrina do Divino Pai Eterno

The post Santuário de Nossa Senhora do Rocio recebe imagem peregrina do Divino Pai...

China: ordenado Bispo da nova diocese de Lüliang

A nomeação e ordenação do novo Bispo foram precedidas por duas disposições pontifícias relativas...

São Vicente – diácono e mártir (memória facultativa)

O diácono espanhol, são Vicente, é o mártir mais célebre da península ibérica. Um...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...