A governadora democrata de Michigan teve que se desculpar pela cena de um vídeo que zombava da Sagrada Comunhão.
Redação (15/10/2024 11:36, Gaudium Press) Depois de os bispos católicos de Michigan terem condenado um vídeo da governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, por “zombar” da Eucaristia, Whitmer se desculpou pela forma como o vídeo “foi interpretado”.
O vídeo, que se tornou viral, mostra Whitmer, durante uma sessão de “Chip Chat”, colocando um Doritos na boca de Liz Plank, uma autora, jornalista e influenciadora canadense com 611.000 seguidores em sua página do Instagram “feministabulous”.
O vídeo gerou polêmica na semana passada, já que muitos católicos interpretaram a colocação do salgadinho Doritos na língua da apresentadora de podcast como uma zombaria da recepção da sagrada comunhão. Alguns notaram que Plank parecia estar ajoelhada no vídeo.
Desde então, os católicos de Michigan têm protestado do lado de fora da casa de Whitmer com o “Rosário pelo Respeito Religioso”, organizado pelo CatholicVote, um grupo de defesa política.
Na sexta-feira, a Conferência Católica de Michigan condenou o vídeo através de seu presidente Paul Long que ressaltou que “se era ou não a intenção de insultar os católicos e a Eucaristia, o vídeo teve um impacto ofensivo”.
Contudo, Whitmer afirmou em um comunicado, divulgado pela CNA, que fazer zombaria não era sua intenção.
“Ao longo de 25 anos no serviço público, eu nunca faria algo para ferir a fé de alguém. Sempre usei a minha plataforma para defender o direito das pessoas de manter e praticar as suas crenças religiosas pessoais. Minha equipe falou com a Conferência Católica de Michigan. O que era para ser um vídeo sobre a importância da Lei CHIPS (sigla que em português significa batata ou salgadinho) para os empregos em Michigan foi interpretado como algo que nunca foi pretendido ser, e peço desculpas por isso”, disse Whitmer.
A legenda do vídeo, que foi editada, faz referência à Lei CHIPS, uma lei do governo Biden de 2022 conhecida como Lei de Criação de Incentivos Úteis para a Produção de Semicondutores e Ciência, que prevê investimentos em ciência e engenharia nos EUA.
Em resposta ao pedido de desculpas da governadora, os bispos católicos de Michigan reiteraram seu apelo por respeito às pessoas de todas as denominações religiosas.
“Esperamos que a governadora e sua equipe agora entendam e avaliem a dano que foi causado”, disse Long à CNA. “Reiteramos nosso apelo para que autoridades eleitas sejam respeitosas e civilizadas com pessoas de fé religiosa, sejam elas cristãs, muçulmanas ou judias. A zombaria de pessoas e tradições religiosas lamentavelmente se tornou muito frequente em nosso estado e país — isso deve acabar.”
Long declarou, na sexta-feira, que o vídeo “vai além da tendência viral online que o inspirou, imitando especificamente a postura e os gestos dos católicos recebendo a Sagrada Eucaristia, na qual acreditamos que Jesus Cristo está verdadeiramente presente”.
“Não é apenas desagradável ou ‘estranho’; é um exemplo muito familiar de um funcionário eleito que zomba de pessoas religiosas e suas práticas”, continuou Long. “Embora o diálogo sobre essa questão com o gabinete da governadora seja apreciado, independentemente de insultar os católicos e a Eucaristia ter sido a intenção, o vídeo teve um impacto ofensivo.”
Long observou que os moradores de Michigan e outros em todo o país “se cansaram e continuam a expressar sua preocupação com o nível de civilidade e respeito para com as pessoas de fé que diminui a cada dia”.
Com informações CNA
The post EUA: Governadora de Michigan acusada de zombar da Eucaristia em um vídeo appeared first on Gaudium Press.