InícioNotícias da IgrejaFesta da Dedicação da Basílica de São João de Latrão

Festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão

Published on

A Basílica de São João de Latrão, também conhecida como a Catedral do Papa, ostenta o título honorífico de Mãe e cabeça de todas as igrejas da cidade [de Roma] e do mundo.

Redação (09/11/2020 09:00, Gaudium Press) No dia de hoje, 9 de novembro, a Igreja Católica celebra a festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão, templo que recebeu o título honorífico de “Omnium urbis et orbis ecclesiarum mater et caput” (“Mãe e cabeça de todas as igrejas da cidade [de Roma] e do mundo”).

A Basílica de São João de Latrão é a Catedral do Papa, apesar de muitos se confundirem com a Basílica de São Pedro, que na realidade, é apenas uma das quatro basílicas papais da Cidade Eterna.

História da Basílica de São João de Latrão

Até o exílio dos Papas em Avignon, no século XIV, os pontífices viviam no Palácio de Latrão, antiga propriedade da família Laterano, nome pelo qual ficou conhecido. O cônsul romano Pláucio Laterano, por suspeita de conspiração, foi morto por Nero que lhe confiscou os bens, dentre os quais esse edifício, na mesma época em que movia a perseguição aos cristãos. O tirano não imaginava que, anos mais tarde, tudo aquilo seria doado à Igreja pelo Imperador Constantino, e se tornaria residência dos sucessores de São Pedro e primeira Basílica da Cristandade. Ela foi dedicada no ano 324 pelo Papa São Silvestre.

Variados estilos artísticos e preciosas relíquias

Além dos variados estilos artísticos, na Basílica de São João de Latrão os visitantes também encontram inúmeras e valiosíssimas relíquias. Dentre estas relíquias se destacam: a mesa onde foi celebrada a Santa Ceia; parte do tecido purpúreo com que os soldados revestiram o Divino Redentor na Paixão; as cabeças de São Pedro e de São Paulo; e a taça na qual São João Evangelista foi obrigado a tomar um veneno que, por milagre, não lhe fez mal.

Nascida sob o signo da perseguição

Para melhor compreendermos a importância desta data, lembremo-nos de que a Santa Igreja Católica nasceu sob o signo da perseguição, em circunstâncias por vezes tão violentas que obrigavam os primeiros cristãos a se refugiar nas catacumbas — os cemitérios cristãos — para praticar o culto.

Era costume na Roma Antiga escavar extensas galerias subterrâneas, verdadeiros labirintos, nas quais sepultavam os mortos. Transitar por elas era perigoso, pois quem o fizesse podia se perder com facilidade, sem ter como retornar.

Nas épocas de perseguição, os irmãos que nos precederam com o sinal da Fé precisavam embrenhar-se nessas profundezas — naquele tempo sem dispor de luz elétrica —, com grande risco de serem denunciados, presos e supliciados.

No Coliseu e no Circo Máximo grande número de cristãos manifestaram sua adesão à Fé com a própria vida, ao serem mortos pelas feras na arena diante do público ou em meio a terríveis tormentos.

O Edito de Milão, Constantino e a liberdade aos cristãos

A liberdade de culto outorgada por Constantino com a promulgação do Edito de Milão, em 313, por influência de sua mãe Santa Helena, e o consequente pulular de incontáveis igrejas por todo o império — dentre as quais a Basílica de Latrão ocupa um posto proeminente — representaram para os fiéis indescritível alívio e alegria.

Expressivo é o testemunho de Eusébio de Cesareia ao retratar o exultar do povo cristão com o advento dessa nova era da História da Igreja: “um dia esplendoroso e radiante, sem nuvem alguma que lhe fizesse sombra, ia iluminando com seus raios de luz celestial as igrejas de Cristo pelo universo inteiro, […] transbordávamos de indizível gozo, e para todos florescia uma alegria divina em todos os lugares que pouco antes se encontravam em ruínas pela impiedade dos tiranos, como se revivessem, depois de uma longa e mortífera devastação. E os templos surgiam de novo desde os fundamentos até uma altura imprevista, e recebiam uma beleza muito superior à dos que anteriormente haviam sido destruídos”

Por este motivo a festa da Dedicação da Basílica do Latrão foi instituída em Roma, expandindo-se mais tarde, e hoje consideramos com júbilo esse templo grandioso, que até nossos dias impressiona por seu esplendor. (EPC)

The post Festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

A doutrina cristã pode evoluir em uma direção contrária no decorrer do tempo?

Análise das recentes declarações do Cardeal Fernández. Redação (26/04/2024 11:53, Gaudium Press) Diversos comentaristas destacaram...

Venezuela celebrará 125 anos de consagração ao Santíssimo Sacramento

Esta consagração ao Santíssimo Sacramento será renovada em todas as comunidades, capelas e paróquias...

Bruxaria nos altos escalões do governo

O Estado laico, “dogma” do secularismo dos tempos liberal-democráticos, pertence ao passado e está...

Santuário de Aparecida acolhe Encontro Nacional de Presbíteros

O objetivo da iniciativa é refletir sobre o ministério presbiteral na perspectiva da comunhão...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...