InícioNotícias da IgrejaGoverno Biden financiou projetos com o Vaticano e buscou mudanças internas na...

Governo Biden financiou projetos com o Vaticano e buscou mudanças internas na estrutura do Vaticano

Published on

O Relatório Integrate Country Strategy – Vaticano, disponível no site da Secretaria de Estado dos EUA, está causando polêmica.

Governo Biden financiou projetos com o Vaticano e buscou mudancas internas na estrutura do Vaticano

Foto: Pixabay/Dwinslow3.

Washington – Estados Unidos (12/02/2025 15:22, Gaudium Press) Aprovado em 22 de abril de 2022, o relatório Integrate Country Strategy – Vatican, publicado no site do Departamento de Estado (State.gov), está causando impacto.

Uma das características mais marcantes do documento é o fato de o governo dos EUA ter destinado um orçamento de 1,2 milhões de dólares à sua embaixada junto à Santa Sé para reforçar a sua presença no local, além de uma verba de cerca de 20.000 dólares para representação.

O documento deixa claro que o governo Biden estava interessado em fazer acordos com o Vaticano para promover sua agenda em questões como mudanças climáticas, tráfico de pessoas, defesa dos direitos humanos, a promoção da liberdade religiosa, mas também em questões internas da Igreja, como o apoio à inclusão de mulheres e minorias em cargos de liderança nas instituições do Vaticano. O relatório, que não é secreto mas sim público, refere que, apesar de as mulheres desempenharem um papel fundamental em áreas como a saúde, a educação e o trabalho humanitário dentro da Igreja Católica, historicamente tem-lhes sido negado o acesso a posições de autoridade na hierarquia da Igreja.

O documento sublinha ainda que o Papa Francisco tem promovido uma maior participação das mulheres no Vaticano e fez algumas nomeações significativas de mulheres na Cúria Romana. Ademais, tem havido um esforço para diversificar a liderança no Colégio dos Cardeais e em outros departamentos do Vaticano, com uma redução da predominância europeia em favor de representantes de outras regiões. No entanto, o relatório aponta também para um grande desafio: a rigidez do Vaticano em matéria de gênero.

Embora indique que houve progressos, o documento afirma que a estrutura eclesiástica continua a resistir a mudanças mais profundas na inclusão das mulheres nos níveis de tomada de decisão, o que poderia gerar tensões na cooperação com os Estados Unidos nesta área.

Política ambiental

O relatório ressalta a importância da colaboração com organizações religiosas para melhorar o acesso à saúde em comunidades vulneráveis, bem como para promover iniciativas ambientais em consonância com a encíclica do Papa Francisco “Laudato Si’”.

A este respeito, a embaixada expressou o seu compromisso de trabalhar com a Santa Sé na promoção de políticas e programas que promovam a proteção do meio ambiente e a luta contra as mudanças climáticas. O documento destaca que uma das prioridades dos EUA era aproveitar a influência do Vaticano e da sua vasta rede de organizações religiosas para promover a sustentabilidade, a conservação dos recursos naturais e a transição para energias limpas. Através da colaboração com a Santa Sé e as organizações católicas, o governo dos EUA procurou assegurar um maior compromisso do setor privado e dos governos de todo o mundo na atenuação do impacto ambiental.

Para apoiar estes esforços, a estratégia da embaixada incluía a alocação de recursos financeiros direcionados a projetos ambientais, incluindo programas de sustentabilidade e cooperação científica em tecnologias ecológicas. Embora o relatório não especifique valores específicos, ele se refere a fundos que foram alocados para iniciativas de impacto ecológico, como melhorar o acesso à água potável, ao saneamento e à higiene (WASH), bem como apoiar as comunidades afetadas pelas mudanças climáticas.

Assistência humanitária e crise migratória

Outro aspecto central da estratégia foi a coordenação na resolução de conflitos e na assistência humanitária. Os EUA procuraram reforçar o papel do Vaticano na mediação de crises internacionais, facilitando o acesso à ajuda humanitária e promovendo o respeito pelos direitos dos refugiados e dos migrantes.

Rússia e China

O relatório também destacou a necessidade de combater a desinformação sobre questões de política externa, com ênfase nos desafios decorrentes das ações da China e da Rússia.

Com informações InfoCatólica

The post Governo Biden financiou projetos com o Vaticano e buscou mudanças internas na estrutura do Vaticano appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Quarta-feira da 5ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemo-nos ante o...

Santa Eulália – virgem e mártir

Eulália é uma jovem mártir espanhola. Nos mosaicos de santo Apolinário Novo de Ravena...

França registra aumento no número de ataques contra templos católicos

Os dados, retirados de um relatório divulgado pelo Ministério do Interior da França, preocupam...

Estados Unidos ganham novo Santuário Mariano Nacional

O título, solicitado em agosto de 2024, foi confirmado pela Conferência dos Bispos Católicos...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...