A covarde agressão aconteceu na noite da última quarta-feira, 6 de agosto, quando o trio retornava de um culto religioso.
![]()
Foto: Pixabay/Gervasio Ruiz.
Odisha – Índia (08/08/2025 14:33, Gaudium Press) Dois sacerdotes católicos e um catequista ficaram feridos no estado de Odisha, no leste da Índia, após serem atacados por uma multidão hindu. A agressão aconteceu na noite da última quarta-feira, 6 de agosto, quando o trio retornava de um culto religioso.
“A multidão nos socou, empurrou e roubou nossos celulares. Eles gritavam que estávamos tentando transformar os moradores locais em americanos, convertendo-os à força”, afirmou o Padre Lijo Nirappel, pároco de Jaleswar, na diocese de Balasore, que estava acompanhado pelo Padre V. Jojo, da paróquia vizinha de Joda, e um catequista.
Emboscada planejada
Naquela noite, juntamente com duas freiras, o trio compareceu a uma Santa Missa de réquiem pela morte de dois homens católicos que moravam na estação missionária de Gangadhar, na Paróquia de Jaleswar. Quando estavam voltando, “um grupo de cerca de 70 a 80 membros do Bajrang Dal [um grupo hindu radical] parou e nos atacou”, explicou o Padre Nirappel.
O grupo de agressores os acusou de fazer proselitismo com os pobres da região. Segundo o sacerdote, esta “foi uma emboscada planejada” e os hindus chegaram inclusive a levar alguns jornalistas para o local, com o objetivo de “fabricar uma narrativa falsa” contra os católicos disseminando o ódio contra os cristãos.
As freiras, pertencentes às Irmãs da Visitação, que estavam acompanhando os sacerdotes, foram levadas de volta para a aldeia e estão seguras. O Padre Nirappel destacou que as autoridades policiais não tomaram nenhuma ação contra os agressores e nem sequer chegaram a receber a denúncia das vítimas deste ataque covarde.
Crescente intolerância religiosa e violência
Este ataque levantou sérias preocupações sobre a crescente intolerância religiosa e a violência popular em Odisha, estado indiano que possui um histórico de perseguição aos cristãos. No ano de 2008, quase 100 cristãos pobres e analfabetos foram brutalmente assassinados e milhares foram forçados a fugir de suas casas.
Para o Padre Dibakar Parichha, funcionário da Arquidiocese de Cuttack-Bhubaneswar, este último ataque contra os sacerdotes e o catequista “é motivo de preocupação e as autoridades da Igreja Católica local, pertencentes à Diocese de Balasore estão planejando registrar uma queixa policial”.
Ataques aos cristãos aumentaram
Desde a chegada ao poder do Partido Bharatiya Janata (BJP), pró-hindu, no ano passado, os ataques contra os cristãos em Odisha aumentaram. Segundo dados divulgados pelo United Christian Forum, um órgão ecumênico que monitora casos de perseguição contra cristãos na Índia, em 2024 foram registrados 40 episódios de agressão contra cristãos.
No dia 9 de junho deste ano de 2025, os cristãos foram às ruas em 25 dos 30 distritos de Odisha para protestar contra a perseguição religiosa. Atualmente, os cristãos representam 2,77% dos 42 milhões de habitantes do estado, dos quais mais de 90% são hindus ou indígenas. (EPC)
The post Índia: Sacerdotes católicos e catequistas são atacados por hindus appeared first on Gaudium Press.