Home / Notícias da Igreja / Mais de 30.000 peregrinos reservaram visita aos restos mortais de São Francisco de Assis

Mais de 30.000 peregrinos reservaram visita aos restos mortais de São Francisco de Assis

A exposição dos restos mortais de São Francisco de Assis será realizada no período de 22 de fevereiro a 22 de março de 2026, na cripta da Basílica de São Francisco, em Assis.

Basílica de São Francisco de Assis

Basílica de São Francisco de Assis

Redação (11/10/2025 08:50, Gaudium Press) Em menos de uma semana após o anúncio da exposição pública dos restos mortais de São Francisco de Assis, mais de 30.000 peregrinos fizeram reservas online para rezar diante das relíquias do venerado fundador da Ordem Franciscana.

O evento histórico, previsto para 22 de fevereiro a 22 de março de 2026, na cripta da Basílica de São Francisco, representa um marco no centenário franciscano, celebrando o falecimento do santo e o seu legado imperecível como um exemplo de abnegação e amizade espiritual.

A exposição, a primeira exibição pública dos restos mortais de São Francisco, ressalta a sua mensagem atemporal de generosidade em uma época muitas vezes definida pelo individualismo.

“Estamos impressionados e gratos pela calorosa recepção do anúncio em 4 de outubro”, declarou Frei Giulio Cesareo, OFMConv., Diretor do Escritório de Comunicações do Sacro Convento. “Este fluxo [de peregrinos] reflete o profundo amor por São Francisco. Esperamos que não seja apenas uma viagem espiritual, mas também uma experiência culturalmente enriquecedora, que promova relações mais autênticas e generosas”.

Os peregrinos terão duas opções para venerar os restos mortais, que poderão selecionar ao fazer a reserva: uma experiência em grupo guiada por um frade, com uma breve meditação em italiano, inglês, espanhol, alemão e polonês, ou um momento pessoal de oração em silêncio.

A experiência guiada oferecerá um contexto espiritual, promovendo uma conexão mais profunda com o legado de São Francisco. Cada participante receberá um presente comemorativo da Comunidade dos Frades após um breve ritual litúrgico.

Para garantir o acesso, são oferecidos itinerários personalizados para pessoas com deficiências motoras ou visuais. As necessidades específicas devem ser indicadas durante o processo de reserva, que é obrigatório e gratuito.

Durante o evento, serão celebradas duas missas internacionais diárias (11h e 17h) na igreja superior, de segunda a sábado, e sessões especiais de veneração vespertina para famílias, comunidades religiosas, franciscanos seculares e pessoas com deficiência.

É necessária a reserva para controlar as aglomerações, garantir a segurança e criar uma experiência íntima. O acesso diário é limitado para reduzir os tempos de espera durante o inverno. Informações completas, incluindo os procedimentos de reserva, podem ser encontradas em italiano e inglês em www.sanfrancescovive.org.

A exposição celebra a influência duradoura de São Francisco e convida os peregrinos a refletir sobre a vida de generosidade radical que continua a inspirar, após 800 anos.

 Com informações Zenit

The post Mais de 30.000 peregrinos reservaram visita aos restos mortais de São Francisco de Assis appeared first on Gaudium Press.