Home / Notícias da Igreja / Mais de sete mil cristãos foram mortos na Nigéria neste ano de 2025

Mais de sete mil cristãos foram mortos na Nigéria neste ano de 2025

Desde 2009 mais de 19 mil igrejas foram atacadas, saqueadas ou fechadas no país. Neste mesmo período, 125 mil cristãos foram mortos e oito mil sequestrados por grupos jihadistas.

Mais de sete mil cristaos foram mortos na Nigeria neste ano de 2025

Abuja – Nigéria (19/09/2025 14:27, Gaudium Press) A Sociedade Internacional para as Liberdades Civis e o Estado de Direito (Intersociety) divulgou um relatório que revela o tamanho da violenta perseguição religiosa que assola a Nigéria. Segundo o documento, mensalmente 100 igrejas são destruídas no país.

19 mil igrejas foram atacadas, saqueadas ou fechadas na Nigéria

De acordo com o estudo apresentado, desde 2009 mais de 19 mil igrejas foram atacadas, saqueadas ou fechadas na Nigéria. Este ano ficou marcado pela insurgência islâmica e pela ascensão de diversas facções extremistas como o Boko Haram, o ISIS-África Ocidental e pastores Fulani armados, que destruíram comunidades, queimaram igrejas e massacraram fiéis.

Segundo Emeka Umeagbalasi, líder da Intersociety, essas estatísticas são um reflexo da sobrevivência. “Uma igreja não fecha sozinha. É preciso violência, intimidação ou derramamento de sangue para esvaziar uma paróquia. Quando todas as igrejas abandonadas ou destruídas foram contabilizadas, o número chegou a 19.100. São 100 por mês, três por dia, durante 16 anos”.

Mais de sete mil cristãos mortos na Nigéria nos primeiros 220 dias de 2025

O relatório da Intersociety também revela que mais de sete mil cristãos foram mortos na Nigéria apenas nos primeiros 220 dias de 2025, uma média de 32 por dia. Desde 2009, 125 mil cristãos foram mortos e oito mil sequestrados pelos mais de vinte grupos jihadistas que operam impunemente no país.

Na opinião de Umeagbalasi, “a menos que medidas urgentes sejam tomadas, restará pouco cristianismo na Nigéria dentro de 50 ou 100 anos”. Ele adverte que o Estado tem sido cúmplice, e até um facilitador ativo, da ascensão do islamismo radical. “O objetivo não é mais governar ou reformar a Nigéria, mas forçar a nação a se submeter à ideologia radical”, declarou. (EPC)

The post Mais de sete mil cristãos foram mortos na Nigéria neste ano de 2025 appeared first on Gaudium Press.