InícioNotícias da IgrejaMembros dos Arautos publicam carta aberta respondendo acusações do Bispo de Rio...

Membros dos Arautos publicam carta aberta respondendo acusações do Bispo de Rio Branco

Published on

Na carta aberta, é manifestada surpresa e indignação, ao mesmo tempo em que são apresentados argumentos de defesa contra todas as acusações feitas pelo prelado, que são consideradas “inteiramente falsas”.

Redação (26/11/2021 16:48, Gaudium Press) O Bispo de Rio Branco, Acre, Dom Joaquín Pertiñez, escreveu uma carta no dia 19 de novembro deste ano, endereçada aos Arautos do Evangelho. Na missiva, que circulou pelas redes sociais, o prelado faz uma série de ataques contra a Associação católica e proíbe a mesma de realizar qualquer tipo de ação na Diocese e inclusive entrar nela.

Acusações feitas contra os Arautos são inteiramente falsas

Em resposta ao prelado, alguns membros da a Associação Privada Internacional de Fiéis de Direito Pontifício Arautos do Evangelho redigiram uma carta aberta na qual manifestam sua surpresa e indignação, ao mesmo tempo em que se defendem de todas as acusações feitas pelo Bispo, considerando-as “inteiramente falsas”.

No documento é explicado que os Arautos do Evangelho não realizam qualquer tipo de “visita pastoral-econômica”, mas se limitam a visitar, de forma privada, seus membros solidários, amigos e simpatizantes. Além disso, mesmo sem ter qualquer tipo de obrigação nesse sentido, os membros da Associação têm o costume de comunicar sua presença ao Ordinário local.

Confira o documento na íntegra: CARTA ABERTA A DOM JOAQUIN PERTINEZ BISPO DE RIO BRANCO

Mais de 120 mil reais já foram doados à Diocese de Rio Branco pelos Arautos

Após a publicação da carta do Bispo de Rio Branco, o Irmão Valdir Mapelli, para quem foi endereçada a missiva, se encontrou com Dom Joaquín e lhe explicou a situação detalhadamente. O prelado, entretanto, “não manifestou sinal nem desejo de retratação alguma”.

Sobre a alegação de que os Arautos estariam “tirando dinheiro do povo”, se destaca que “se existem colaboradores da Associação em sua Diocese, isso não ocorre em detrimento à contribuição do dízimo, que é vivamente incentivada pela Associação”. Em seguida é recordado que através do Fundo Misericórdia, promovido pela Associação, já foram doados mais de 120 mil reais à Diocese de Rio Branco desde o ano de 2014.

Não se deve confundir beleza com luxo

Por fim, respondendo às críticas feitas por conta da foto de um refeitório que estampa a capa da revista Arautos do Evangelho do mês de novembro, se adverte que não se deve confundir a beleza com o luxo. “Santo Agostinho pregava a beleza na ordem das coisas, na proporção das partes, nas cores nítidas e amenas, na harmonia em geral, até na boa modulação da música e no decoro”, nesse sentido, os Arautos se dizem agostinianos, assim como o Bispo de Rio Branco.

A carta é concluída com a assinatura de diversos membros associados, membros cooperadores, membros solidários e simpatizantes da Associação Privada Internacional de Fiéis de Direito Pontifício Arautos do Evangelho, dentre eles estão pais e mães de família. (EPC)

The post Membros dos Arautos publicam carta aberta respondendo acusações do Bispo de Rio Branco appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Alemanha: Maioria dos jovens sacerdotes rejeita propostas do Caminho Sinodal

Durante uma coletiva de imprensa online, Matthias Sellmann, diretor do Centro de Pesquisa Pastoral,...

Biógrafo de João Paulo II acusa Pontifícia Academia para a Vida de trair seu fundador

Em uma conferência sobre bioética em Roma, George Weigel acusou a Pontifícia Academia para...

Santuário de Fátima promove Peregrinação das Crianças 2024

O lema escolhido para o evento deste ano foi tirado das palavras ditas pelo...

Rosário flutuante é construído em cidade costeira do Líbano

A iniciativa contou com a participação de diversos católicos para que este ambicioso e...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...