InícioNotícias da IgrejaMorre o Cardeal Angelo Sodano

Morre o Cardeal Angelo Sodano

Published on

O Cardeal Angelo Sodano, que foi secretário de Estado de João Paulo II e de Bento XVI, tinha 94 anos e morreu na noite passada (27) em Roma

Foto: Vatican News

Redação (28/05/2022 05:00, Gaudium Press) O Cardeal Angelo Sodano faleceu na noite de ontem (27), aos 94 anos de idade. No dia 9 de maio, o Cardeal Sodano foi internado por pneumonia após ser testado positivo ao Covid.

O Cardeal foi Secretário de Estado de dois Papas, João Paulo II e Bento XVI, dirigindo assim a diplomacia vaticana por 15 anos: de 1991 a 2006. Em 2005, ele tornou-se decano do Colégio Cardinalício, posto que ocupou até 2019.

Nascido na região italiano do Piemonte. Recebeu da família influencia da religião e dos negócios do Estado. Seu pai foi parlamentar italiano por três mandatos consecutivos.

Angelo Sodano iniciou seus estudos de filosofia e teologia em Asti, mas obteve seu duplo diploma em Roma: em teologia na Universidade pontifícia gregoriana e em direito canônico na Universidade pontifícia de Latrão.

Serviço à Santa Sé e em nunciaturas apostólicas

Sua ordenação sacerdotal aconteceu no dia 23 de setembro de 1950. Em 1959, ele foi chamado pelo Cardeal Angelo dell’Acqua para trabalhar a serviço da Santa Sé. Assistiu às aulas da Academia pontifícia eclesiástica, depois foi designado secretário nas nunciaturas apostólicas no Equador, no Uruguai e no Chile. Em 1968, Sodano retorna a Roma.

Foi nomeado Arcebispo de Nova di Cesare e núncio apostólico no Chile e ordenado em 15 de janeiro de 1978 pelo Cardeal Antonio Samorè. Sodano passou dez anos no Chile e visitou quase todas as dioceses do país.

Secretário de Estado de dois Papas

Em 1988, São João Paulo II designou o Cardeal Sodano para substituir o Cardeal Achille Silvestini, no extinto cargo de Secretário do Conselho dos Negócios Públicos da Igreja. Em, 1991, Cardeal Sodano torna-se Secretário de Estado da Santa Sé.

Esteve presente no conclave que elegeu Bento XVI, que o confirmou no cargo de Secretário de Estado. Em 2005, o Papa aprovou sua eleição como Cardeal decano. Alguns meses depois, o Cardeal Sodano renunciou ao cargo de Secretário de Estado e foi substituído pelo Cardeal Tarcísio Bertone. Em 2019, o Papa Francisco aceita sua renúncia do cargo de Cardeal decano.

Após a morte do Cardeal Angelo Sodano, o colégio cardinalício fica composto por 208 cardeais: 117 eleitores e 91 não eleitores para o próximo conclave. (FM)

Com informações de VaticanNews.

 

The post Morre o Cardeal Angelo Sodano appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Jubileu dos Enfermos deve receber mais de 20 mil peregrinos em Roma

As delegações, provenientes de 90 países, incluirão pacientes, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, profissionais e...

Papa Francisco apresenta leve melhora e poderá fazer aparição pública no domingo

Através de um boletim informativo, a Sala de Imprensa da Santa Sé sugeriu a...

Hoje completam-se 106 anos do falecimento de São Francisco Marto, vidente de Fátima

Menino plácido, meditativo e religioso, Francisco foi o primeiro a falecer, em 4 de...

Santo Isidoro, bispo e doutor da Igreja (memória facultativa)

Nasceu em Sevilha em 560 e morreu em 636. Escritor enciclopédico que foi muito...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...