Na Solenidade da Epifania do Senhor, o Pontífice destacou três características da estrela que guiou os Reis Magos até Belém: é brilhante, visível para todos e indica um caminho.
Cidade do Vaticano (06/01/2025 15:07, Gaudium Press) Nesta segunda-feira, 6 de janeiro, Solenidade da Epifania do Senhor, o Papa Francisco participou da celebração de uma Santa Missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Em sua homilia o Pontífice destacou três características da estrela que guiou os Reis Magos até Belém: é brilhante, visível para todos e indica um caminho.
Com o nosso amor podemos levar Jesus às pessoas que encontramos
No tempo de Jesus, muitos governantes se consideravam ‘estrelas’, por se sentirem importantes, entretanto, não foi nenhum deles que revelou aos Reis Magos o milagre do Natal. Foi outro tipo de luz, simbolizada pela estrela, que ilumina e aquece, queimando e deixando-se consumir. A estrela fala-nos da única luz que pode indicar a todos o caminho da salvação e da felicidade: a do amor.
“Antes de mais, o amor de Deus, que se fez homem e se entregou a nós, sacrificando a sua vida. Depois, por repercussão, aquele [amor] com que também nós somos chamados a gastar-nos uns pelos outros, tornando-nos, com a sua ajuda, um sinal recíproco de esperança, mesmo nas noites escuras da vida”.
Da mesma forma como a estrela guiou, com o seu brilho, os Reis Magos até Belém, assim também nós, com o nosso amor podemos levar Jesus às pessoas que encontramos, fazendo-as conhecer, no Filho de Deus feito homem, a beleza do rosto do Pai e o seu modo de amar, feito de proximidade, compaixão e ternura.
A estrela é visível para todos que levantem o olhar para o céu
O Santo Padre explica que a estrela era visível para todos, porém apenas os Reis Magos repararam nela resplandecendo no firmamento. Herodes e os escribas, nem sequer se apercebem da sua presença. Porém, a estrela está sempre lá, acessível para quem levante o olhar para o céu, em busca de um sinal de esperança.
“Também esta é uma mensagem importante: Deus não Se revela em círculos restritos ou a uns poucos privilegiados, mas oferece a sua companhia e orientação a quem O procure de coração sincero. Aliás, muitas vezes Ele antecipa as nossas demandas, vindo procurar-nos ainda antes de nós Lhe pedirmos”, assegurou.
A estrela, que a todos no céu oferece a sua luz, recorda-nos que Deus, fazendo-se homem, vem ao mundo para encontrar todo o homem e mulher da terra. Ela está no céu para que a sua luz seja visível a todos, para que chegue a todas as casas e ultrapasse qualquer barreira, levando a esperança aos cantos mais remotos e esquecidos do planeta.
A estrela indica o caminho do encontro pleno com Cristo
Por fim, a estrela indica um caminho. Segundo o Papa, este é um ponto importante para se refletir, tendo em vista, de forma especial o Ano Santo que estamos celebrando, no qual um dos gestos distintivos é a peregrinação.
Recordando as palavras do Papa São João Paulo II para o Jubileu do Ano 2000, Francisco afirmou que “a luz da estrela convida-nos a realizar um caminho interior que liberta o nosso coração de tudo o que não é caridade, para ‘termos a possibilidade de nos encontrarmos plenamente com Cristo”.
Segundo o Pontífice, somente convertidos e perdoados, confessando a nossa Fé em Cristo e recebendo a abundância da sua misericórdia, poderemos anunciar a todos, com entusiasmo missionário, ‘a proximidade do Reino de Deus’”. (EPC)
The post “O amor é a única luz que pode indicar o caminho da salvação”, assegura Papa Francisco appeared first on Gaudium Press.