O chamado de Deus

Published on

Escutemos hoje a voz d’Aquele que com tanto amor nos chama. Sejamos fiéis à nossa vocação de filhos de Deus.

Grupo escultorico do cemiterio da Consolacao

Redação (01/07/2024 15:13, Gaudium Press) Convidamos o leitor hoje a meditar num Deus que, com insistente e paciente suavidade, bate à porta do nosso espírito. Ele deseja ser nosso amigo, mas se depara, muitas vezes, com corações de pedra, apegados às coisas efêmeras, sem capacidade de transcender e encontrar-se com seu Senhor. Seu chamado recebe com frequência a gélida recusa de quem fecha os ouvidos à voz da vocação.

Ora, em que consiste esse chamado? Como se manifesta e qual é sua importância?

É loucura querermos fechar os ouvidos

A palavra vocação vem do verbo latino vocare, que significa convocar, chamar. Deus convida todos os homens à santidade, mas dá a cada ser humano uma vocação individual e insubstituível: refletir de forma única a luz do Criador, e dar-Lhe uma glória específica que nenhuma outra criatura poderá Lhe dar.

Entretanto, nem sempre procuramos seguir essa vocação; pelo contrário, muitas vezes tentamos fugir dela por todos os meios.

É um estranho desvario – atrevo-me a dizer: uma completa loucura – fazer-se de surdo ao chamado de Deus. Essa atitude decorre da falsa ideia de que, fazendo nossa vontade, obteremos a felicidade nesta vida, a qual, se bem analisada, não passa de um conjunto de satisfações efêmeras nascidas do egoísmo e do capricho.

Enganados desse modo por nossa concupiscência e por agentes externos que nos conduzem à perdição, descemos loucamente rumo à morte eterna, proclamando que somos livres quando, na realidade, nos tornamos repugnantes escravos de nossas paixões e do pai da mentira.

Não existe vocação para a mediocridade

Quão diferente seria se, em vez de nos perguntarmos: “O que quero fazer com minha vida?”, nos questionássemos: “Qual é o plano de Deus para minha vida?”

A verdadeira felicidade, nós a encontraremos se fizermos a vontade de Deus: “Buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça, o resto vos será dado por acréscimo” (Mt 6, 33). Se tivermos por meta a santidade, um belo panorama se abrirá ante nossos olhos. O que antes parecia ser a finalidade de nossa existência: os sombrios e confusos matagais do materialismo, a idolatria do dinheiro, da fama, dos vis prazeres, que não nos permitiam avançar nem discernir a meta, tudo isso desaparecerá. Tornar-se-á assim desimpedida a via rumo à perfeição espiritual; seremos capazes de contemplar o glorioso cume da montanha da santidade, ou seja, da entrega total a Deus.

Árdua será, por certo, a ascensão. Para nenhum homem é cômodo galgar a rampa do seu próprio calvário! Mas não nos faltará o auxílio da graça divina, sobretudo se recorrermos à Medianeira de todas as graças; além disso, seremos reconfortados ao contemplar os magníficos panoramas que a fé e a esperança desdobrarão aos olhos de nossa alma; e sentiremos a suma consolação de estar cada vez mais perto do Divino Redentor.

Dizia o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira que “não há um homem criado para um destino apagado ou medíocre. Ele pode não ser célebre aos olhos dos outros homens – isto é diferente –, mas ele é chamado para o Céu, e no Céu nada é medíocre. O Céu é um palácio de um Rei, onde todos são gentis-homens e, portanto, todos foram criados para ser um astro, para brilhar por seu grande valor de alma”.

E o Céu, só o conquistam aqueles que sabem ser alpinistas de si mesmos e usar de sábia e santa intransigência contra suas próprias fraquezas.

“Serei Eu mesmo a tua recompensa”

Escutemos hoje a voz d’Aquele que com tanto amor nos chama. Sejamos fiéis à nossa vocação de filhos de Deus e à nossa vocação específica. Quão tolos seremos se não abrirmos o nosso coração a Ele! Quanto, quanto perderemos!

Aprendamos a ouvir também a voz de nosso Anjo da Guarda e de tantos bons conselheiros enviados por Deus para indicar-nos o caminho que a Ele conduz. Não fazê-lo torna-nos facilmente merecedores do castigo eterno!

E se nos sentimos sem as forças necessárias, devido à nossa grande miséria, recorramos com toda confiança à nossa Mãe Celestial. Ela nos dará vigor para vencer os obstáculos, abrirá para nós a porta e nos levará até junto de seu Divino Filho.

“Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e Me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, Eu com ele e ele comigo” (Ap 3, 20). E qual será nosso prêmio? Responde-nos o Senhor: “Serei Eu mesmo a tua recompensa demasiadamente grande” (cf. Gn 15, 1).

Texto extraído, com adaptações, da Revista Arautos do Evangelho n. 199, julho 2018. Por Santiago Vieto Rodríguez.

The post O chamado de Deus appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Casa da Irmã Lúcia, vidente de Fátima, reabre após ser restaurada

As obras de restauração foram precedidas por um aprofundamento das fontes de informação, através...

Passagem de São Tomé pelo Brasil?

Ao iniciar sua obra cristianizadora no Brasil recém-descoberto, os primeiros missionários ouviram dos índios...

Índia: juiz pede proibição de reuniões religiosas cristãs para evitar conversões

Um juiz da Suprema Corte de Allahabad, Índia, pediu o fim das reuniões religiosas...

Israel planeja cidade para judeus ultraortodoxos no deserto de Neguev

O governo de Israel aprovou os planos para a construção de uma cidade destinada...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...