InícioCatecismoO Papa aos legisladores: valorizem a vida humana

O Papa aos legisladores: valorizem a vida humana

Published on

Nas saudações em várias línguas, durante Audiência Geral, Francisco voltou a falar sobre a importância de tutelar a vida, desde a concepção até seu fim natural, e recordou sua viagem apostólica de cinco anos atrás que teve como primeira etapa a “amada terra cubana”.

cq5dam-thumbnail-cropped-1000-563
Reprodução Vaticano

Durante a saudação aos fiéis poloneses, na Audiência Geral desta quarta-feira (23/09), um dia após a apresentação da Carta da Congregação para a Doutrina da Fé, “Samaritanus bonus”, Francisco voltou a falar sobre o tema da proteção da vida.

Aprovado pelo Papa, o documento oferece uma abordagem integral à pessoa humana, ao sofrimento e à doença, ao cuidado de quem se encontra nas fases críticas e terminais da vida.

Os fiéis poloneses trouxeram um sino com eles para a Audiência Geral, encomendado pela Fundação “Sim à vida”. O sino se chama “A voz dos não nascidos”. Eis as palavras de Francisco e seu apelo aos legisladores:

Ele acompanhará os eventos destinados a lembrar o valor da vida humana, desde a concepção até a morte natural. A sua voz despertará as consciências dos legisladores e de todos os homens de boa vontade na Polônia e no mundo. Que o Senhor, o único e verdadeiro Doador da vida, abençoe vocês e suas famílias.

Proximidade ao povo e à Igreja cubana
Ao saudar os fiéis de língua espanhola, o Papa voltou com o pensamento à sua viagem apostólica que, em 2015, o levou a Cuba, terceiro pontífice a tocar a ilha. Francisco chegou a terras cubanas, em 19 de setembro, e dali prosseguiu para os Estados Unidos, visitando Washington e Nova Iorque até 25 de setembro, e por fim Filadélfia para o grande abraço com as famílias ali reunidas por ocasião de seu 8º Encontro Mundial.

Celebram-se, nestes dias, o quinto aniversário da minha viagem apostólica a Cuba. Saúdo meus irmãos bispos e todos os filhos e filhas daquela amada terra. Asseguro-lhes minha proximidade e minha oração. Peço ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, que os liberte e os alivie nestes momentos difíceis que estão atravessando por causa da pandemia.

A ilha de Cuba e a Covid
Poucos dias atrás, os bispos de Cuba anteciparam, numa Carta, as palavras de Francisco recordando com “gratidão e responsabilidade pastoral as experiências daqueles dias de graça”. “A misericórdia que ele deixou com sua visita, continua sendo uma inspiração que dá à nossa missão uma essencialidade evangélica permanente”, escrevem os bispos. Nessa ocasião, os prelados também se referem à difícil situação que a Covid-19 criou na ilha, ao confinamento prolongado e às limitações que as pessoas são obrigadas a enfrentar para obter alimentos e gêneros de primeira necessidade. Até o momento, Cuba tem cerca de 120 mortos e mais de 5 mil contagiados.

Por Gabriella Ceraso/Mariangela Jaguraba – Via Vatican News

Últimas Notícias

Sexta-feira da 1ª Semana do Advento

(roxo, pref. do Advento I ou IA – ofício do dia) O Senhor descerá com...

São Nicolau – bispo

De são Nicolau, bispo de Mira (Lícia) no século IV, temos grande número de...

Nicarágua expulsa todas as religiosas do país

As organizações sem fins lucrativos das religiosas foram canceladas. Todas as suas propriedades serão...

50 chefes de Estado na reabertura da Notre-Dame: só faltará o Papa

Muitos questionam não tanto a presença de um presidente, mas a ausência do chefe...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...